Tecnologia

Startup capixaba usa da tecnologia para ajudar produtores rurais no cuidado com a terra

Segundo Welber Sant´Ana, os drones apresentam 95% de aproveitamento, conseguindo fazer com que o produto alcance até a última folha da plantação

Por: Redação em 12 de outubro de 2021

 

Os sócios Welber Sant´Ana e Geferson Pianissola, criadores da startup Agro Atlas Brasil, ao perceberem as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais na pulverização de lavouras, investiram na ideia de uso de drones para ajudá-los a chegarem em áreas mais elevadas e difíceis de serem alcançadas pelo trabalhador do campo.

A pulverização é uma ação antiga e corriqueira que faz parte do processo de cuidado com as plantações. Tradicionalmente, essa ação é feita por bombas costais, tratores, aviões e agora a mais nova tecnologia, os drones. Segundo Welber Sant´Ana, os drones apresentam 95% de aproveitamento, conseguindo fazer com que o produto alcance até a última folha da plantação.

Porém, o uso de drones não e algo que possa ser feito por qualquer pessoa. Além de precisar da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o piloto precisa ser altamente capacitado, porque, dependendo de como se usa o drone, pode-se afetar toda a plantação. “O primeiro ponto é investir em profissionais qualificados tanto no uso do drone, mas também nos estudos sobre a terra”, destaca Sant´Ana.

Após o mapeamento do terreno, o piloto aplica o produto em uma área pré-estabelecida. Esse procedimento é mais seguro, pois não há o contato direto do trabalhador rural com defensivo. O uso dessa tecnologia também agiliza o processo de pulverização das lavouras. “A Agro Atlas Brasil consegue em nove minutos fazer um hectare de plantações, otimizando tempo e serviço dos produtores”, garante Sant´Ana.

Com apenas dois anos, a startup já atendeu a mais de mil produtores e já é vista como modelo de franquia pelo mercado. A partir do feedback positivo dos produtores, os empresários da Agro Atlas criaram também a Atlas Forest, que usando a tecnologia dos drones, já plantou duzentas árvores em cinco minutos. “A Atlas Forest é um projeto social que está em desenvolvimento e pode ajudar o reflorestamento de árvores nativas em todo país. Estamos na fase de estudos e buscando parcerias para implantar essa ação que vai beneficiar o meio ambiente e o ecossistema como um todo”, garante Sant´Ana.