Crônicas

Surpresas da vida

Recebo um convite inesperado vindo da Escola Zaqueu Moreira da Fraga, de Soturno, a escola que sonhei para meu Distrito, e que consegui que fosse construída.

Por: Marilene Depes em 27 de novembro de 2024

Recebo um convite inesperado vindo da Escola Zaqueu Moreira da Fraga, de Soturno, a escola que sonhei para meu Distrito, e que consegui que fosse construída. Em torno disso há uma história que remonta há 50 anos e que até esqueço.
No início da década de 70 o então Deputado Estadual Theodorico de Assis Ferraço me procurou, e junto com o Vereador Laurindo Sasso, nos pediu apoio em Soturno, para sua candidatura a Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Em contrapartida prometeu construir um Ginásio, que era a grande demanda dos jovens do Distrito, este possuía apenas uma Escola Singular que atendia até o quarto ano primário. Quem tinha recursos continuava os estudos em Cachoeiro, quem não tinha ia trabalhar na lavoura. Ferraço ganhou e o Ginásio foi construído, mantendo o nome de Zaqueu Moreira da Fraga, antigo morador e grande benfeitor. Inicialmente a escola pertencia a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, período em que fui sua gestora. A escola possuía apenas 4 salas, uma secretaria, banheiros e cozinha.
Retornei à escola algumas vezes e fui observando melhorias, mais salas, quadra poliesportiva, biblioteca, cantina. Há mais ou menos uns cinco anos fui convidada para falar de literatura, e me emocionei ao constatar que os alunos estudavam as minhas crônicas.
Não retorno com frequência, quando o faço sou tomada por uma emoção muito doída, de um passado do qual perdi quase todas as referências, todos meus irmãos faleceram, o sítio do meu pai já não nos pertence. E o Distrito cresceu bastante, principalmente pela exploração do mármore e granito, o que trouxe muita gente de fora e estranha para mim.
Mas sou convidada para a comemoração dos 50 anos da Escola e tenho uma das mais gratas surpresas da minha vida. Sou recebida numa Escola moderna, ampliada, com mais salas construídas num segundo pavimento, quadra coberta, sala dos professores com todos os recursos modernos, afinal uma escola que não fica a dever nada das particulares. Fiquei feliz ao constatar que o governo está investindo em educação, o que eu já tinha comprovado visitando outras escolas. Chorei bastante envolvida por sentimentos mistos de emoção e alegria!