Motor

TIMS já registra lotação de área destinada a carros elétricos e híbridos no ES

Esse mercado aquecido está fazendo com que quase toda a área do Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims) destinada a automóveis já esteja ocupada por veículos da marca BYD e operando em situação de lotação.

Por: Redação em 15 de julho de 2024

O Espírito Santo é o maior importador de carros do país, e a chegada de veículos pelo estado, em especial os elétricos, impulsionou o crescimento das importações gerais pelo Espírito Santo em 2023, em relação ao mesmo período anterior. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, esse aumento foi de 3,3%, totalizando US$ 9,8 bilhões. Só de automóveis, o crescimento foi de 19%, um montante de US$ 1,9 bilhão. Considerando somente os veículos elétricos, o aumento foi de 46% de um ano para o outro.

Esse mercado aquecido está fazendo com que quase toda a área do Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims) destinada a automóveis já esteja ocupada por veículos da marca BYD e operando em situação de lotação.

“A área total de 114 mil m² destinada aos carros – entre híbridos e elétricos – já está praticamente toda ocupada. Hoje, temos cerca de 12 mil veículos no pátio”, informa a diretoria do Tims. O Terminal tem uma área de mais de 2,5 milhões m², o que faz dele o maior complexo logístico do Estado.

Por nota, o Tims aponta a localização geográfica do Estado – na região sudeste e próximo a grandes centros nacionais, como SP e RJ – o porto que já é tradicional para o desembarque de veículos e incentivos fiscais como diferenciais para o estado ser campeão em importação de veículos.

A operação no TIMS vai ao encontro a um comunicado da própria BYD, de que, pela primeira vez na história do Brasil uma marca de carros eletrificados ocupou a posição máxima no pódio de participação de mercado, superando todas as montadoras tradicionais de modelos a combustão. A BYD foi líder em market share nas cidades de Vila Velha (ES) e Indaiatuba (SP). Os dados são de abril.

Em Vila Velha (ES), o mercado registrou 513 unidades comercializadas. Desses, 66 foram da BYD, que com esse número registrou 12,9% de market share, um total de 0,8% acima do segundo lugar, que ficou com a Hyundai.