Entrevista

“Uma cidade tem muitas vozes e é importante saber ouvi-las”

Após quase dois anos frente da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) de Cachoeiro, Ramon Silveira se despede da pasta para anunciar pré-candidatura de vereador nas Eleições de 2024.

Por: Redação em 11 de abril de 2024

 

Após quase dois anos frente da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) de Cachoeiro, Ramon Silveira se despede da pasta para anunciar pré-candidatura de vereador nas Eleições de 2024. Não é a primeira vez que ele entra na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Cachoeiro. Em 2020, Ramon tentou uma cadeira no legislativo, obtendo 765 votos durante o desafiante cenário pandêmico, que suspendeu a campanha de rua e prejudicou os candidatos no diálogo mais próximo com seu eleitorado. Nessa entrevista, Ramon explica que para cumprir legislação eleitoral, que obriga a desincompatibilização de agentes públicos, deixou a secretaria, mudou de partido e vai tentar, novamente, entrar para a vida política da cidade:

A Secretaria de Esportes de Cachoeiro foi sua primeira experiência como gestor de uma pasta. O aprendizado foi tão bom a ponto de você buscar novamente uma vaga no Legislativo?

Antes da Semesp eu passei pela coordenação de Eventos da Prefeitura, a convite do prefeito Victor Coelho. Porém, foi no próprio Legislativo, como diretor geral da Câmara e assessor parlamentar, que me tornei mais participativo da vida pública e política de Cachoeiro, tendo como grandes mestres servidores muito comprometidos com o coletivo e o bem-estar social. A Câmara é uma grande escola. Mas, foi no Executivo que esse aprendizado se aprimorou, quando entendemos que os mais criativos e importantes projetos precisam ser exequíveis, para chegar lá ponta, na população. Tendo esses dois conhecimentos juntos percebi que era hora de dar outro passo, ainda mais desafiador, colocando meu nome para ser avaliado pelos eleitores. Fizemos um trabalho diferenciado na Semesp e agora sigo para uma nova missão.

Quando você diz “trabalho diferenciado” está se referindo a um balanço das ações da sua gestão no esporte e lazer. Quais ações você destacaria?

São muitas entregas importantes, mas posso destacar uma das mais recentes, o Centro de Treinamento de Lutas no bairro Rubem Braga, um local que foi totalmente reestruturado para ensino e prática gratuita de boxe, jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica e muay-thai; a construção da Praça Saudável, no bairro Nossa Senhora Aparecida, sonho antigo dos moradores, com quadra de areia, pista de caminhada, equipamentos para ginástica e musculação, playground e bicicletário; reformamos e revitalizamos 20 quadras e 10 praças; instalamos 5 academias Viva Mais em bairros e distritos; ampliamos o número de núcleos de qualidade de vida, de 14 para 32; os núcleos de Esporte Escolar de Rendimento mais que dobramos, de 9 para 22; investimos quase R$ 80 mil em novos uniformes para alunos dos núcleos e contemplamos mais de 30 pessoas com o Bolsa Atleta; sem contar os inúmeros eventos esportivos como a recente Temporada de Areia, o Campeonato de Futebol Amador, que pela primeira vez teve pagamento em dinheiro para os campeões; Super Copa de Futebol, a Taça Nosso Esporte, a maior edição dos Jogos Interescolares (JOICI), com 26 escolas e mais de 1.500 alunos; além de caminhadas, trilhas, passeios ciclísticos, e a maior edição da Corrida de São Pedro, em 2023, com mais de 2 mil atletas. Todos esses resultados contemplam milhares de novos alunos, atletas e o público que tem prestigiado cada vez mais o esporte em nossa cidade. Resultados expressivos que muito nos orgulham e nos motivam a continuar nesse ritmo crescente, promovendo essa e outras áreas de desenvolvimento humano e qualidade de vida, como a saúde, a educação, a tecnologia, o trabalho e a geração de renda.

 

 

A Câmara Municipal é, sem dúvida, um importante espaço para buscar novos projetos e soluções para Cachoeiro. Você já tem propostas para apresentar?

Não tenho dúvidas do importante trabalho dos vereadores na construção de uma cidade mais estruturada, inclusiva e bem fiscalizada. Sendo este mesmo o papel de um vereador, mas que também traga discussões propositivas, uma vez que vivemos na maior cidade do sul do Estado e também o maior polo comercial e de serviços, onde temos o dever de pensarmos juntos pautas positivas. Como disse, minha atuação tanto na Câmara como na Prefeitura, como servidor e gestor, me deram a oportunidade de conhecer ainda mais Cachoeiro, suas oportunidades e desafios, para apresentar propostas viáveis para um possível futuro mandato. E vamos apresentá-las aos eleitores durante todo o período de pré-campanha e eleitoral, mas acredito que neste momento é importante o eleitor avaliar quem se apresenta, que experiências coloca a serviço da cidade e o que pode contribuir para o crescimento de Cachoeiro. Não basta ter boa vontade, é preciso trazer experiência, capacidade de gestão e liderança para somar forças com os segmentos tanto público quanto privado.

Agora de saída da Secretaria de Esportes e de mudança para o PSDB, quais serão suas próximas ações até as eleições?

Minha passagem pela Semesp foi muito importante nesta decisão, bem como minha aliança com o Podemos. Agora, vamos, eu e meu grupo político no PSDB, que me abraçou neste novo projeto, e meus apoiadores, intensificarmos nossas conversas com as comunidades, as lideranças, os segmentos, todos aqueles que queiram contribuir com ideias para o futuro da cidade, uma vez que um mandato não pertence unicamente ao mandatário, mas àqueles que votaram ou também não votaram e elegeram aquele candidato. É importante agora ouvir a todos, porque uma cidade tem muitas vozes e é importante saber ouvi-las.

 

Sobre Ramon

Ramon completou 44 anos na última segunda-feira (01), é formado em Direito, já passou pela Câmara Municipal de Cachoeiro, como assessor e diretor da Casa e, nos últimos dois anos, esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida alcançando resultados expressivos na ampliação de novos núcleos de esporte, reforma e revitalização de espaços de lazer, novas academias ao ar livre na sede e distritos e na realização de eventos em diferentes modalidades esportivas como ciclismo, caminhadas, corridas de rua, futebol amador, temporada de areia, jogos interescolares, entre outros.