Saúde

Unimed Sul Capixaba se antecipa às novas normas de saúde mental no trabalho

Enquanto regulamentações nacionais são adiadas para 2026, cooperativa já investe em iniciativas de acolhimento e bem-estar integral dos colaboradores.

Por: Redação em 30 de abril de 2025

 

Em um cenário em que o Brasil registra afastamentos por ansiedade e depressão cada vez maiores, a Unimed Sul Capixaba reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental no ambiente corporativo. As iniciativas da cooperativa, que já se destacavam com a criação do Núcleo de Assistência Integrada ao Colaborador (Naice), ganham ainda mais relevância diante da preocupação com a saúde mental que afeta trabalhadores em todo o país.

Desde 2020, o Naice atua oferecendo acolhimento emocional, ações itinerantes nos setores, momentos de reflexão e transmissões ao vivo com especialistas, fomentando a humanização e o cuidado com a qualidade de vida no ambiente profissional. Para complementar essa atenção integral, a Unimed Sul Capixaba também inaugurou um espaço de descompressão, que inclui sala de descanso, biblioteca, videogame e áreas de lazer, proporcionando aos colaboradores pausas saudáveis durante a jornada.

De acordo com o Vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado, cuidar da saúde mental dos colaboradores é um pilar estratégico e humano para o futuro das organizações. “Um ambiente de trabalho saudável se constrói com valorização financeira, capacitação constante e, principalmente, com uma cultura de respeito, diversidade e acolhimento. E isso é exatamente o que o cooperativismo prega: a cultura da cooperação, de trazer as pessoas para construírem algo em que todo mundo saia ganhando”, destaca.

Enquanto o governo federal adia para 2026 a entrada em vigor de novas normas de proteção à saúde mental no trabalho, conforme anunciado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na última quinta-feira (24), a Unimed Sul Capixaba se antecipa e mostra que investir no bem-estar dos colaboradores é essencial para o crescimento sustentável da instituição e, principalmente, para transformar positivamente a realidade do trabalho no Brasil.

“Ao promover o cuidado integral com nossos colaboradores, reafirmamos o compromisso de construir um ambiente mais justo, saudável e cooperativo. A saúde mental não pode ser tratada como um tema secundário, ela é fundamental para o sucesso de qualquer organização que queira crescer de forma sustentável e humana”, conclui Beber .