Educação

Uninter leva a ciência para todo o Brasil em laboratórios portáteis

Segundo a gestora do Polo de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carla Araújo, estes equipamentos têm sido muito bem aceitos pelos alunos pois sustentam a aplicação da teoria à prática profissional, formando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

Por: Redação em 7 de setembro de 2020

 

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Investigação Profissional, Engenharias Civil, Elétrica, Produção, Processos Químicos e Saneamento Ambiental da Uninter começaram a receber os laboratórios portáteis fornecidos pela Instituição para a realização das aulas práticas. A equipe de Logística da Uninter iniciou a distribuição no dia 11.05.2020 para os estudantes de todo o Brasil que já concluíram o primeiro ano do curso em que estão matriculados. Ao todo, são 1.359 laboratórios portáteis, alguns deles entregues aos alunos do Polo de Cachoeiro de Itapemirim.

A diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado, explica a função destes materiais: “No Laboratório de Práticas constam instrumentos e materiais que os estudantes utilizarão para realizar as atividades práticas. Eles estão previstos desde o início do curso, pois ajudam na realização das atividades para que os estudantes possam entrelaçar teoria e prática”. Os laboratórios portáteis foram desenvolvidos graças ao envolvimento de profissionais de diferentes áreas. “O desenvolvimento foi composto por uma equipe multidisciplinar, desde os professores dos cursos e empresas exportadoras, até a equipe de Logística.

Foi quase um ano de estudos e verificação de materiais”, conta Dinamara. Os equipamentos estão acondicionados em uma maleta de alumínio, com interior acolchoado e de fácil transporte. Chamados de My Lab, esses laboratórios portáteis receberam nomes de grandes cientistas, expoentes de suas áreas do conhecimento. Por exemplo, o My Lab de Ciências Biológicas faz referência ao botânico austríaco Gregor Johann Mendel. Na maleta, itens essenciais ao desenvolvimento de atividades de pesquisa em biologia: microscópio, tubos de ensaio, caixa de lâminas permanentes, lupa, pinça de madeira, filtro de papel, copo de Becker, suporte para tubos de ensaio, entre outros.

O My Lab de Física foi batizado de Albert Einstein, físico conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. “É um conjunto que reúne os principais elementos para comprovação dos conceitos da física. É composto por elementos de mecânica, termodinâmica, eletricidade, magnetismo, entre outros, para que os alunos do curso tenham seu primeiro contato e algumas experiências, com a vantagem de poder levá-lo a qualquer lugar e preparar aulas e experiências práticas”, explica o professor Paulo Martinelli, coordenador da área de exatas da Escola Superior de Educação.

Segundo a gestora do Polo de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carla Araújo, estes equipamentos têm sido muito bem aceitos pelos alunos pois sustentam a aplicação da teoria à prática profissional, formando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. A entrega de Laboratórios Portáteis a alunos de graduação é inédita, quer seja na educação presencial ou a distância. Acesse www.uninter.com ou fale com o Polo Cachoeiro de Itapemirim (28) 3027-4539 e saiba mais.