Na próxima quarta-feira, 24, vai acontecer o 1º Dia de Campo – Arranjos Produtivos – Cultura da Uva, da poda ao pós-colheita, iniciativa da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES), através do Programa Arranjos Produtivos.
A atividade técnica será realizada na localidade de Alto Ouro, interior do município, onde o cultivo da uva é bastante difundido entre os produtores agrícolas.
Segundo o Secretário de Agricultura de Vargem Alta, Gedison Canal, serão desenvolvidas ações práticas relacionadas ao plantio, poda, colheita, pós-colheita, controle e erradicação de pragas e doenças e o manejo da cultura da uva de forma geral.
O evento reunirá produtores do município de Vargem Alta e de municípios vizinhos.
A Prefeitura de Vargem Alta, ao participar de ações dessa natureza, reforça o compromisso em capacitar os agricultores, em busca de maior diversificação de culturas, maior produtividade e melhor qualidade de vida na zona rural.
A iniciativa da ALES conta com os seguintes parceiros: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O financiamento é do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Instituições financeiras e empresas atuantes no agronegócio também são parceiras do programa.
Os municípios envolvidos no programa são: Águia Branca, Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Brejetuba, Colatina, Conceição da Barra, Guaçuí, Itapemirim, Jaguaré, Jeronimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Domingos, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério.