Cotidiano

Yoga facial pode diminuir flacidez e amenizar a papada

Tonificar e reeducar os músculos faciais, elimina linhas finas, suaviza rugas profundas e sinais de tensão do rosto, estimula o crescimento de colágeno e elastina e garante uma aparência rejuvenescida e relaxada.

Por: Redação em 15 de julho de 2020

 

Se a yoga convencional aumenta a flexibilidade do corpo, reduz o estresse e melhora a postura, a yoga facial pode ter efeitos que vão da diminuição da flacidez do rosto e do pescoço, até a amenização das rugas e da temida papada.  A prática vem conquistando mais adeptas no Brasil.

Quem não faz exercício físico, ou para de fazer por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo acontece com a musculatura da face. Se ela não é trabalhada, perde a tonificação, e isso prejudica a sustentação da pele. Tonificar e reeducar os músculos faciais, elimina linhas finas, suaviza rugas profundas e sinais de tensão do rosto, estimula o crescimento de colágeno e elastina e garante uma aparência rejuvenescida e relaxada. Para além da beleza, Alessandra acredita que os exercícios faciais podem ser benéficos também para a cirurculação sanguínea e para quem tem bruxismo e tensão na região da face.

A técnica ainda é muito nova e há poucos estudos sobre sua eficácia: Ainda é preciso observar mais sobre seus pontos positivos e negativos. A massagem facial trabalha os músculos e provoca um estiramento da pele. Mas ela não deve ser feita em excesso e nem sempre com os mesmos movimentos, porque isso vai marcando o rosto.

Uma pesquisa da Northwestern University, publicada na revista científica JAMA Dermatology, observou 27 mulheres, em 40 e 65 anos, que praticaram os exercícios diariamente por 20 semanas. Comparando fotos do início do estudo com o final, eles acreditam que a prática ajudou a rejuvenecer a aparência das participantes. Agora existem evidências de que exercícios faciais podem melhorar a aparência e reduzir alguns sinais visíveis de envelhecimento.

A yoga facial promete, ainda, trazer mais consciência sobre nossos movimentos faciais e ser uma aliada frente ao envelhecimento: A ruga nada mais é que uma marca de expressão de tensão, que realizamos muitas e muitas vezes ao longo de vários anos. Porém se temos essa consciência muscular, paramos de tensionar, de fazer expressões errôneas, porque nos damos conta e logo já soltamos. E isso é importantíssimo porque além de evitar rugas, atenua as já existentes. Para ver diferença, ela indica que os exercícios sejam feitos diariamente por 7 semanas.

Confira a seguir dois dos exercícios como exemplo. Lembrando que os movimentos devem ser sempre trocados e não devem ser feitos em excesso:

Papada

Parte A: Empurrar o queixo para baixo sobre o topo dos dedos e apoiar o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por 3 respirações profundas.

Parte B: Então coloque sua cabeça para trás e empurre sua língua contra o palato 10 vezes. Volte a posição normal e repita mais 1 vez.

Parte C: Em seguida, usando os topos dos dedos de ambas as mãos, delicadamente bata na “papada”, alternando entre cada mão, durante 15 segundos.

Bochechas

Inflar suas bochechas e também lábios superiores e inferiores, como se sua boca estivesse cheia de água, fechando seus lábios firmemente, colocando as mãos nos lábios para que ao iniciar o exercício, não faça rugas. Comece a respirar através de seu nariz. Em seguida, começar a transferir o ar de um lado ao outro. Faça por trinta segundos. Isso vai levantar e tonificar os músculos para firmar as bochechas, e, portanto, reduzir linhas e rugas.