Cotidiano

5 dicas para manter o banheiro sempre limpo

O banheiro costuma ser um dos lugares que mais exigem atenção na rotina de higienização, devido ao acúmulo de bactérias no ambiente. Do vaso sanitário ao box, a umidade do local ainda facilita a proliferação de microrganismos e a aparição de fungos.

Por: Redação em 6 de abril de 2021

Manter a casa em ordem pode ser um desafio para algumas pessoas, mas é possível encontrar maneiras práticas de facilitar a limpeza, usando receitas caseiras e produtos acessíveis, como bicarbonato de sódio e vinagre, por exemplo. Nós também já te mostramos quais são os mitos e verdades que envolvem a faxina. Você já conferiu?

De qualquer forma, o banheiro costuma ser um dos lugares que mais exigem atenção na rotina de higienização, devido ao acúmulo de bactérias no ambiente. Do vaso sanitário ao box, a umidade do local ainda facilita a proliferação de microrganismos e a aparição de fungos.

No entanto, reservar um espaço na agenda para cuidar do banheiro também evita que as sujeiras se acumulem e, assim, seja mais difícil mantê-lo impecável. Quando a limpeza é deixada de lado, a pessoa acaba ficando sobrecarregada no dia em que decide fazer a faxina. Além disso, os cuidados frequentes funcionam como prevenção para você não ter mais trabalho do que o necessário e surpresas desagradáveis.

As partes mais complicadas para desinfetar são os azulejos da área molhada, que ficam dentro do box de banho e os rejuntes dos pisos e paredes. Para simplificar o dia a dia, o uso de detergente e desinfetante são ótimos aliados para garantir a manutenção entre as faxinas mais pesadas. Pensando em como te ajudar a manter o banheiro sempre limpo, listamos cinco dicas infalíveis para deixar a limpeza do banheiro mais eficiente. Confira!

1. Tenha um frasco com partes iguais de água e vinagre branco de álcool para espirrar na área do box e nas paredes depois do banho. Isso evita que a gordura corporal e os restos de produtos de higiene fiquem grudados e dificultem a limpeza.

2. Coloque os produtos desinfetantes em um lugar acessível para que você possa utilizá-los em diferentes momentos do dia. A especialista recomenda que a aplicação seja feita enquanto outra atividade é executada: Uma sugestão é aplicar o desinfetante no vaso sanitário, fechá-lo e deixar o produto agir durante a escovação dos dentes, por exemplo.

3. Deixe a escova de higienização do vaso sanitário secar depois da limpeza para que ela não molhe todo o banheiro. Você pode encaixá-la entre o corpo e a tampa do vaso por uns dez minutos para que ela não respingue no piso. Para que esteja sempre desinfetada, você pode guardar a escova em um recipiente com vinagre branco de álcool.

4. Tenha lenços de limpeza ao lado da pia. Assim, todos os dias pela manhã, você pode tirar a sujeira superficial que fica na cuba do banheiro. Desta forma, sobram menos resíduos para serem limpos no dia da faxina pesada.

5. Limpe os espelhos somente com água morna e um pano macio, fazendo movimentos em “S”. Com essa técnica, a sujeira vai para os cantos da superfície e é retirada mais facilmente. Também é importante se atentar ao tecido escolhido para que ele não risque o espelho.

 

Fonte: https://casavogue.globo.com/