Saúde

Hifa realiza o primeiro Fórum Sul Capixaba de Autismo

Diante do aumento de casos em crianças, o Hospital Infantil Francisco de Assis, Hifa, realizou o primeiro Fórum Sul Capixaba de Autismo em Cachoeiro de Itapemirim.

Por: Redação em 4 de dezembro de 2024

 

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a cada 36 nascimentos, uma criança tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante do aumento de casos em crianças, o Hospital Infantil Francisco de Assis, Hifa, realizou na última quinta-feira (28), o primeiro Fórum Sul Capixaba de Autismo, no auditório do Easy Hotel em Cachoeiro de Itapemirim.

Com o título “Intervenção no TEA: construindo pontes para o desenvolvimento, inclusão e autonomia”, o fórum abordou a questão não apenas no âmbito da saúde, mas também na rede educacional e na sociedade como um todo.

Além de contar com palestrantes renomados nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o evento reuniu mais de cem profissionais como professores , políticos, estudantes e ativistas da causa para aprender e debater sobre este assunto, que demanda cada vez mais atenção da sociedade.

O Prof. Dr. em psicologia Luiz Antônio Corrêa,  apresentou uma análise sobre os “Psicofármacos: benefícios e prejuízos”, discutindo as implicações do uso de medicamentos para tratamentos. Já o fisioterapeuta Filipe Bonone, falou sobre as Funções Executivas e TEA, destacando a importância da estimulação dessas funções em indivíduos com o transtorno. E o fonoaudiólogo Felipe Monteiro trouxe uma perspectiva sobre o ensino de comunicação para pessoas com TEA, explicando os pré-requisitos para a comunicação e como realizar a estimulação em pessoas com TEA.

O Superintendente do Grupo Hifa, Jailton Pedroso, destacou que o fórum é de extrema importância, dado o registro crescente com essa identificação no perfil do paciente atendido pela instituição.

“Precisamos disseminar informações de qualidade entre profissionais da educação, da saúde e famílias que necessitam de apoio, acolhimento e formação para melhor cuidar das nossas crianças. Ao unirmos esforços, podemos promover uma convivência mais harmoniosa e contribuir para a evolução humana, proporcionando qualidade de vida”, defende.
O evento teve a entrada solidária, com a doação de 1 pacote de fralda intanfil, que foi destinado à maternidade do Hifa.