Cidades
Além do café, Vargem Alta se destaca na produção de uva
O município produz mais de 120 toneladas por ano, divididas entre 30 produtores.
Por: Redação em 15 de janeiro de 2020
Mesmo tendo como forte a produção do café, Vargem Alta vem se destacando no cultivo da uva. Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura, o município produz mais de 120 toneladas por ano, divididas entre 30 produtores.
O engenheiro do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Haroldo Gomes explica que mais vargem-altenses devem investir nesse mercado.
“Quem trabalha com uva não se arrepende, porque é um cultivo prático e barato. Usa mão de obra dos próprios familiares. Um hectare pode produzir até 30 toneladas de uva. Vender isso a R$5,00, o quilo vai representar muito para a renda daquela família. Além de melhorar a arrecadação municipal, é claro”, afirma.
O prefeito municipal, João Altoé, ressalta a importância da produção de uva para o município. “Nossos parreirais estão localizados em pequenas propriedades e isso ajuda as famílias a manterem seus filhos por perto. Sendo assim, tudo isso tem acabado com o êxodo rural, gera emprego e renda para os nossos moradores”, diz.
As espécies mais plantadas em Vargem Alta são Niágara Rosada, Isabel Precoce, Vitória e Carmem.