Crônicas

As demências senis

Devido ao aumento da expectativa de vida, as demências são responsáveis pelo grande número de incapacitação dos idosos.

Por: Marilene Depes em 16 de outubro de 2024

Devido ao aumento da expectativa de vida, as demências são responsáveis pelo grande número de incapacitação dos idosos. Quando a expectativa de vida girava em torno dos sessenta anos, pouco de falava de demências, por serem raras na população mais jovem.

Existem vários tipos de demências, entretanto as mais conhecidas são o Alzhaimer e o Parkinson. O Alzhaimer afeta principalmente o cérebro e posteriormente o físico, o Parkinson afeta primeiramente o físico vindo posteriormente a afetar o cérebro. O Alzhaimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Uma demência pode ser revertida se for causada pelo uso de drogas, excesso de medicamentos psicotrópicos, ou por grande dor emocional. Já para o Alzhaimer não há reversão, o que existe hoje são medicamentos que postergam os sintomas, que podem ser diferentes no início, mas no final são iguais em todos os tipos de demências.

É normal alguns esquecimentos nos idosos, mas quando esses se tornam frequentes, quando atividades rotineiras como: pagamentos das contas deixam de ser realizadas, quando se é tomado por uma ansiedade fora dos limites, quando surge uma preocupação excessiva com dinheiro e se desconfia de tudo e todos, quando se perde o controle e se torna agressivo principalmente com os familiares, quando repete a mesma história dezenas de vezes, quando se nega a assumir suas responsabilidades quando confrontado, são pistas que indicam que o idoso deve ser encaminhado a um neurologista. A doença pode ser controlada inicialmente, dando ao paciente maior expectativa de vida útil.

Já no segundo estágio, se esquece dos fatos atuais e se prende aos acontecimentos do passado. Não sabe no jantar o que comeu no almoço, já não possui condições de manter os cuidados pessoais, é vítima de alucinações principalmente roubos e traições, torna-se perigoso pelo impulso de fuga e pela agressividade se lhe são impostas regras, passa a ter dificuldade de deglutir e os pesadelos são constantes. E a partir daí se encaminha para o terceiro estágio, em que se torna totalmente dependente.
Aos familiares só resta amar e ter paciência e nunca confrontar. E não se sentir frustrado ou magoado. Um ambiente acolhedor e seguro é o que de melhor se pode oferecer.