Cidades

Cachoeiro adotou série de medidas para conter coronavírus

No início do mês, as unidades básicas e especializadas de saúde do município passaram a contar com cartazes informativos a respeito das ações a serem tomadas por pacientes que tiverem sintomas da infecção.

Por: Redação em 27 de março de 2020

A população de Cachoeiro de Itapemirim está há uma semana mantendo ações de distanciamento social, como forma de combater uma possível propagação do novo coronavírus (Covid-19). Desde que a pandemia começou a se apresentar de forma mais preocupante no Espírito Santo, a prefeitura passou a adotar diversas medidas preventivas.

No início do mês, as unidades básicas e especializadas de saúde do município passaram a contar com cartazes informativos a respeito das ações a serem tomadas por pacientes que tiverem sintomas da infecção. No dia 16 de março, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Crise de Emergência em Saúde Covid-19.

Dentre as ações definidas na reunião, estiveram o decreto de Situação de Emergência, suspensão das aulas na rede municipal, cancelamento e adiamento de eventos oficiais, fechamento de centros culturais e suspensão das atividades para idosos no Centro de Convivência Vovó Matilde e nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Logo em seguida, o Procon de Cachoeiro também expediu uma nota recomendatória para coibir aumento abusivo de preços dos produtos.

Em 18 de março, a Prefeitura de Cachoeiro sancionou novo decreto reduzindo expediente na administração municipal (exceto serviços essenciais) e dispensando de trabalho presencial os servidores enquadrados nas categorias de risco. A partir do dia 20, as atividades presenciais nas repartições públicas foram suspensas – inicialmente por um dia apenas, posteriormente prorrogado para mais uma semana.

No último sábado (21), todos as atividades de comércio e serviços não essenciais do município foram suspensas por uma semana, período depois ampliado para 15 dias, proibindo, inclusive, a realização de atividades religiosas e ocupação de espaços de esporte e lazer. Também foram adotadas medidas para atender as necessidades da população, incluindo abertura de bancos e lotéricas e definição de horário especial para idosos em supermercados.

Na segunda-feira (23), foi dado início no município à campanha nacional de vacinação contra gripe (Influenza), que resultou na imunização de 13 mil pessoas em dois dias – a campanha foi suspensa até que haja o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Foi iniciada, ainda, a higienização de espaços públicos e unidades de saúde com hipoclorito de sódio, produto desinfetante e não tóxico, que ajuda a eliminar microrganismos e combater a propagação de vírus.

Outras ações adotadas incluem: reorganização do transporte coletivo, impedindo aglomerações; distribuição de mais medicamentos a grupos de risco na Farmácia Municipal; suspensão do corte de água de consumidores inadimplentes por 60 dias; adoção de novo número de telefone pela Ouvidoria Geral; e publicação de página no portal da prefeitura com informações sobre o novo coronavírus.

“Todas as ações que nós estamos tomando são embasadas no que diz a ciência e as melhores práticas internacionais, seguindo sempre os protocolos estabelecidos em âmbito estadual e federal. Agimos com o máximo de cautela possível, mantendo o diálogo com outras instituições para a superação conjunta dos desafios. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o distanciamento social tem sido eficaz. Sabemos que é um momento difícil para todos, uma situação que nenhum de nós esperava passar, e por isso pedimos paciência e cooperação”, afirma o prefeito Victor Coelho.