Cidades

Cachoeiro comemora 156 anos de Emancipação Política

Conhecida como “a capital secreta do mundo”, Cachoeiro, hoje, tem mais de 210 mil habitantes e, durante todo esse tempo, cresceu e se desenvolveu de forma exponencial, tornando-se referência em diversos quesitos.

Por: Redação em 27 de março de 2023

O desfile cívico é um dos tradicionais elementos retratados na exposição

 

 

Cachoeiro de Itapemirim comemora, em 2023, 156 anos de emancipação política, ou seja, são mais de 150 anos que a cidade foi reconhecida como município independente. Conhecida como “a capital secreta do mundo”, Cachoeiro, hoje, tem mais de 210 mil habitantes e, durante todo esse tempo, cresceu e se desenvolveu de forma exponencial, tornando-se referência em diversos quesitos.

As primeiras casas foram construídas em 1846, no bairro Baiminas. De lá para cá, o município se desenvolveu tanto urbanística quanto economicamente, no entorno do Rio Itapemirim, que, além de proporcionar a expansão do local, também foi o motivo do nome da cidade, já que o termo Itapemirim significa “caminho de pequenas pedras”, fazendo referência também à cidade que está cercada por pedras e montanhas.

Para se ter uma ideia, Cachoeiro foi a primeira cidade do Estado e a segunda do Brasil a ter energia elétrica, é o maior polo produtor de rochas ornamentais do país e possui a maior concentração de serviços e indústrias, se mantendo como uma das maiores geradoras de empregos no Estado. “Eu sou um apaixonado por Cachoeiro e sinto uma satisfação enorme de poder contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. São 156 anos de história muito inspiradora, de superação de desafios, mas também de muitas conquistas. Precisamos sempre lembrar que não é qualquer cidade que é berço de tantos artistas e atletas de renome nacional, que é a capital do mármore, que é hoje a 37ª cidade mais inteligente do país, que tem uma economia forte e em larga ascensão. Então, o 25 de março é momento de reafirmar o orgulho da nossa Cachoeiro que continua avançando com um potencial de muito sucesso para os próximos anos”, conta o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

 

 

E, a cada dia, a cidade continua se destacando em diversas frentes, principalmente, inovação e tecnologia, fazendo com que Cachoeiro continua sendo um município competitivo e empreendedor. “Cachoeiro avançou muito nos últimos seis anos. Nossa gestão vem promovendo uma verdadeira revolução em todas as áreas, desde infraestrutura, saúde, educação, segurança – pilares do desenvolvimento – ao esporte, cultura, mobilidade e tecnologia. Também avançamos muito na organização da prefeitura, hoje, temos um fluxo permanente de elaboração de projetos.

Assim que uma necessidade é identificada, a nossa equipe de projetos começa a trabalhar na elaboração. Quando o recurso chega, o projeto já está pronto aguardando. A partir desta estratégia, que começamos a aplicar lá em 2017, alcançamos os resultados com o volume de obras e projetos que vocês observam hoje no município, o maior pacote de obras da história de Cachoeiro. Sempre observando a organização, a eficiência e a transparência tão importantes na administração pública”, diz Victor Coelho.

 

Cachoeiro, hoje, tem mais de 210 mil habitantes e, durante todo esse tempo, cresceu e se desenvolveu de forma exponencial

 

Com o objetivo principal de melhorar a vida das pessoas e fazer com que o cachoeirense se orgulhe do local onde mora, a cidade teve inúmeras melhorias em todos os âmbitos. “Melhoramos a estrutura das nossas escolas, estão todas cuidadas, reformadas, com climatização nas salas de aula; equipamos a nossa Guarda Municipal com o retorno do porte de armas, novas viaturas e nova sede em construção; reformamos as nossas unidades de saúde, o Paulo Pereira, o Centro de Saúde. Levamos drenagem e pavimentação para lugares com infraestrutura historicamente muito precárias e, hoje, todas as regiões têm, ao menos, uma praça bem cuidada e com parquinho para as crianças, o que melhora inclusive a convivência da comunidade”, relata Victor Coelho.

E ainda existem grandes entregas para os próximos anos. “Temos diversos projetos em andamento, 2023 e 2024 serão anos de colher o que a gente vem plantando desde 2017. Agora, o cachoeirense já está vendo a evolução do maior pacote de obras da história de Cachoeiro. São mais de 200 novas ruas ganhando infraestrutura entre drenagem, pavimentação, contenção e escadarias onde antes era só barro. Temos muitos equipamentos públicos sendo construídos, reestruturados e ampliados, como as escolas Padre Gino no Gilson Carone e Zilma Coelho, a ”Campanha”, no Ferroviários, o Cras do Independência, duas novas unidades de saúde, uma no Vila Rica e uma no Zumbi, o Salão de Lutas e o campo society no Rubem Braga, a restauração e dedicação ao setor cultural do Palácio Bernardino, a própria macrodrenagem da Linha Vermelha. Então, estes dois anos serão de muita coisa boa para a população cachoeirense. É tempo de colher tudo que semeamos”, finaliza o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.