Geral
Confira 26 dicas para fazer drinques em casa e arrasar
Fazer drinques em casa pode parecer difícil em um primeiro momento, mas os especialistas no assunto garantem que você vai se divertir muito tentando. No momento, deve ter muita gente tentando, principalmente pela questão da quarentena.
Por: Redação em 13 de novembro de 2020
Fazer drinques em casa pode parecer difícil em um primeiro momento, mas os especialistas no assunto garantem que você vai se divertir muito tentando. No momento, deve ter muita gente tentando, principalmente pela questão da quarentena, que fechou temporariamente bares e restaurantes e decretou isolamento social. Alguns dados não deixam dúvidas em relação ao maior interesse pelo assunto.
No Pinterest, por exemplo, as pesquisas feitas por homens procurando “ideias de bar” (bar ideas) subiram mais de 37%, de 26/3 a 24/5 em relação ao mesmo período do ano passado. Também, recentemente, as buscas por “ideias de bar no jardim” aumentaram em seis vezes e a procura por ”receita de drink sem álcool” (mocktail recipes) cresceu 37 vezes. Então, para facilitar a vida, confira algumas dicas de preparo de drinques e arrasar em casa.
DICAS
1. O gelo é muito importante. Tenha sempre muito e, quando possível, opte por um especial, translúcido e grande, para evitar estragar seu coquetel. Nada pior do que ter boas bebidas e não ter gelo. Quanto mais gelo, mais lenta será a diluição. Sem medo.
2. Alguns drinques pedem copos gelados. Então, antes de começar a preparar um gim tônica ou um dry martini, por exemplo, deixe o copo cheio de gelo, assim, quando derramar a bebida nele, já estará no ponto certo.
3. Invista em bebidas de boa qualidade e procedência. Tenha em mente que em casa você gasta menos que em um bar, então invista e compre do bom e do melhor.
4. Prepare-se como se fosse fazer uma ceia ou um jantar. Calcular os insumos e organizar tudo deixa a noite ou o momento superdivertido para você e os convidados.
5. Tenha uma varidade de copos e taças ou programe um cardápio que possa ser servido com o que tiver em casa.
6. Seja criativo! Se você sabe que não tem equipamentos sofisticados, como uma bela coqueteleira, use um pote. Sem dosador? Use aquele copinho de tequila ou um xicara de café, que têm quase a mesma medida.
7. Preparar um xarope simples deixa o seu drink mais gostoso e é muito fácil. Basta misturar uma parte de água morna para uma parte de açúcar (não é necessário ferver). Mexa com uma colher até o açúcar dissolver, despeje a mistura em uma garrafa limpa e guarde na geladeira.
8. Seguindo a ideia anterior, é possível variar para um xarope de gengibre. Se você fizer um chá forte de gengibre, coar e colocar a mesma medida de açúcar, terá um excelente ginger syrup. Dá para guardar na geladeira por até uma semana e fazer drinks especiais. Na dúvida, recorra a tutoriais na internet.
9. A palavra-chave é ousar. No gim tônica, por exemplo, ele recomenda usar infusões a frio no gim, que são superfáceis de fazer. Você pode colocar ervas frescas, frutas, vegetais (como o pepino) e até um saquinho de chá da sua preferência. É só deixar o ingrediente no gim em temperatura ambiente por, no mínimo, 15 minutos e usar essa infusão no preparo do drinque.
10. Ainda falando de gim tônica, o legal é ousar no uso de frutas, já que no Brasil há abundância de tipos e preços baixos durante as safras.
11. Segredo do gim tônica é derrubar a água tônica bem devagar nas costas de uma colher (se não tiver a bailarina, pode ser de chá ou de sobremesa) encostada no gelo, para não perder o gás. Isso mantém o gim mais fresco.
12. Variedade é tudo! Ervas, frutas e bebidas de diferentes estilos vão ajudar a não se tornar repetitivo durante a noite.
13. Mixers prontos, como tônica, refrigerantes saborizados e sucos, são a chave para quem não quer ter muito trabalho de preparação.
14. Lembre-se de que limão espremido tem vida curta: 4 horas no máximo. Em inglês, lemon é limão siciliano, lime é o nosso limão tahiti. Não confunda um com o outro.
15. Conheça seus ingredientes. Antes de fazer um coquetel, prove as partes separadamente para entender se combinam. Se a receita pede um vermute e um bourbon, não use qualquer bebida. Veja se o sabor dos dois faz sentido. Existem bourbons mais doces e outros mais amargos e picantes. Existem vermutes mais aromáticos e outros mais fechados.
16. Seguindo a dica anterior, o mais caro não é necessariamente o melhor para certo coquetel.
17. Se apenas um ingrediente caro conseguir chegar aonde você quer, não tenha medo de usar.
18. A gente aprende muito mais rápido por comparação. Prove em uma mesma situação bebidas que você julga parecidas e vai notar que muitas vezes são bem distintas. Use esse conhecimento a seu favor.
19. O homem saiu da idade da pedra quando começou a escrever. A escrita torna o conhecimento perene. Sempre faça anotações quando der certo uma receita. Isso ajuda ao longo do tempo e te dá repertório.
20. Não invente a roda. Estude os clássicos e parta de lá. Eles são clássicos por um motivo. Estudar essas receitas é a melhor maneira de evoluir.
21. Saia do casulo. Peça coquetéis prontos e compare com que os que você está fazendo, isso vai ajudar a criar critério. Sabemos que algo é bom ou ruim em boa parte por conta de comparação. Sem uma base de comparação, não evoluímos.
22. Já aprendeu a preparar seus coquetéis, entende as bases e os processos? Então está na hora de investir em equipamentos adequados, uma coqueteleira de Boston, um dosador, uma colher de bar, um mixing glass e um strainer (tipo de peneira para driques). Ajudam muito neste processo de fazer boas bebidas.
23. Mise-en-place e prepreparo são a chave, especialmente se você estiver fazendo coquetéis para seus amigos. Adiante itens que podem ser antecipados. Preprepare seu negroni, por exemplo: é só deixar na geladeira e servir na hora de receber.
24. Use bitters como a angostura. Eles são como o rejunte em uma parede onde os ingredientes são os azulejos. Ela vai arredondar o coquetel e deixar tudo harmônico, no lugar.
25. Equilibrar os drinks que levam limão e açúcar tem mais a ver com seu gosto pessoal do que com questões complexas e avançadas de variações de acidez. Se você gosta de doce, uma parte de limão para uma de xarope de açúcar; se não gosta, o clássico 60 ml de destilado, 30 ml de limão e 20 ml de xarope fazem drinques refrescantes e equilibrados de muitos bares de renome.
26. Não tenha de medo errar. Afinal você não tem compromisso com a perfeição, apenas com a diversão.
fonte: https://revistacasaejardim.globo.com