Paladar
Conheça as melhores combinações de queijos e de vinhos
Para uma harmonização perfeita, vale lembrar que um único rótulo não combinará com todos os queijos da tábua. Se a noite pede por mais garrafas, você deve variar as bebidas conforme os tipos de queijo.
Por: Redação em 12 de julho de 2020
Com a chegada do inverno, a combinação de queijos e de vinhos ganha destaque, seja como aperitivo ou centro da refeição. Para uma harmonização perfeita, vale lembrar que um único rótulo não combinará com todos os queijos da tábua. Se a noite pede por mais garrafas, você deve variar as bebidas conforme os tipos de queijo. Confira as combinações mais indicadas a seguir!
1. Queijos de capa branca, como Brie e Camembert
Segundo o o chef Douglas Benatti, do Enosteria Vino e Cucina, e o somellier André Luiz Zangerolamo, da World Wine, vinhos intensos e frutados, como os Chardonnays com carvalho, Albariños e Chenin Blanc são a melhor pedida. Para quem não dispensa um tinto, a sommelière da Evino, Jessica Marinzeck, afirma que rótulos feitos com a uva Pinot Noir também podem equilibrar os sabores. “É fundamental ter um queijo de pasta mole e sabor mais sutil numa tábua. Se comprar a peça inteira, deixe 5 minutos no forno para dar uma leve derretida e ter uma opção quente”, sugere Jessica.
2. Queijos defumados, como Provolone
Um queijo defumado, como o provolone ou cheddar, também é uma boa pedida para a tábua, podendo ser servido à temperatura ambiente ou até colocado na grelha. Vinhos tintos frutados e com estágios em carvalho, como Malbecs e Syrahs, ajudam a equilibrar os sabores acentuados. “No caso do provolone, que é um pouco mais gorduroso, prefira vinhos com um pouco mais de acidez, como aqueles feitos com a casta tinta Pinot Noir ou Chardonnay”, afirma Jessica.
3. Queijos azuis, como Gorgonzola
Os queijos azuis são aqueles colonizados por fungos, com veios azul-esverdeados. A harmonização aqui segue a regra dos opostos, contrapondo doce e salgado. “Para surpreender, aposte em vinhos brancos doces, como os colheitas tardias, além dos fortificados doces, como o vinho do Porto”, sugere André. Para quem prefere não arriscar, certifique-se de escolher um vinho tinto de personalidade, como os feitos com a casta Primitivo.
4. Queijos de pasta dura, como Parmesão
Queijos de pasta dura também são indispensáveis nessa ocasião. O parmesão é o mais fácil de ser encontrado e, como possui um alto teor de sal, os vinhos tintos são uma pedida melhor. “Escolha alguns coringas, como os feitos com as castas Tempranillo ou Garnacha e aposte no pão italiano ou cream cracker como acompanhamento, além de amêndoas e azeitonas pretas”, indica Jessica.