Decoração

“De Presente, o Agora”: uma CASACOR conectada às questões da atualidade

Com 25 ambientes e 33 profissionais distribuídos pelo icônico Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, a mostra está aberta e traz ambientes inéditos refletindo os atuais anseios sociais

Por: Redação em 25 de setembro de 2024

Palavras de ordem como desconectar, viver o agora, valorizar o simples, o lúdico e as imperfeições, além de resgatar a ancestralidade, a harmonia, o sensorial, os encontros de família e amigos, as questões ambientais, a diversidade e a inclusão: passados quatro anos da pandemia, tudo aponta para os aprendizados que estão se consolidando como herança para uma nova ordem mundial.

 

A arte de morar volta um pouco no tempo e resgata conceitos que eram cada vez mais descartados com a epidemia workaholic. Foi necessário ressignificar o que realmente importa e isso está explícito na forma de morar. Com 25 ambientes reunindo um elenco de 33 profissionais de arquitetura, paisagismo e design de interiores, entre veteranos e estreantes, há muitas novidades na CASACOR ESPÍRITO SANTO 2024, que está aberta ao público até o dia 17 de novembro, e mais do que nunca, alinhada com as grandes questões mundiais.

 

Entre as novidades estão os primeiros cinco ambientes livres de pagamento de ingresso, deixando-os abertos para serem frequentados ao longo dos dois meses da CASACOR. O visitante é recebido no Espaço Conexão, de Romina Passos e Fabricia Nunes, sendo convidado a entrar no universo lúdico e poético de Mario Quintana com a frase inspiração “Eles Passarão… Eu, passarinho”, uma experiência sensorial que indica o que está por vir.

 

Até a Loja Feira na Rosenbaum, de Bianca Caliman e Juliano Miller, e o Bistrô Placas do Brasil, de Larissa Villaschi, não será cobrado ingresso, convidando todos a usufruir ainda mais de ambientes lindos em paisagens e gastronomia. “É um antigo pedido dos visitantes da mostra poder frequentar ambientes como o bistrô, a loja e desfrutar da paisagem da área externa algumas vezes ao longo da CASACOR”, explicam Rita e Renata Tristão, diretoras da mostra.

 

O Studio da Influencer GW Líder, assinado por Heliomar Venâncio, Isabella Steinkopf e Letícia Breda, e a Galeria, de Rodrigo Dutra, que transpira arte, também entram nesta lista de cinco ambientes de acesso livre. O Stúdio, além de ser um espaço totalmente digital, apresenta um carro elétrico como exemplo de sustentabilidade e inovação, alinhado às tendências de mobilidade urbana.

 

Além dos ambientes livres, outro ineditismo da CASACOR deste ano é um espaço “oculto”. O Bar Secreto, assinado por Christian Vieira, chega na mostra capixaba deste ano, depois do grande sucesso em edições paulistas. O Bar Secreto, também conhecido por Speakeasy, não consta na lista de visitação por ingresso. Ele será aberto para convidados dos eventos exclusivos. Mas calma, não faltarão oportunidades para conhece-ló, já que a agenda de eventos do local está concorrida.

 

Christian Vieira também assina a Cervejaria, que traz o charme da Cervejaria Buena Vista do distrito de Buenos Aires, em Guarapari, para a CASACOR Espírito Santo. Com um ambiente impactante e um cardápio exclusivo, assinado pelo mestre cervejeiro e sócio Marcos Thadeu Oliveira, conhecido como Marcão, o espaço celebra a cultura cervejeira com um toque de brasilidade. Marcão também será responsável pelos snacks do Bar Secreto e do Bistrô Placas do Brasil, oferecendo uma experiência gastronômica única para os visitantes.

 

Se CASACOR é sinônimo de inclusão, sustentabilidade e diversidade, há ambientes que respondem claramente a este propósito, antenado com o tema deste ano “De Presente, o Agora”. É o caso da Suíte Refúgio do Autista, da arquiteta paranaense Alessandra Gandolfi, dando consistência e responsabilidade ao conceito de diversidade e inclusão, contribuindo assim para um legado positivo para o futuro.

 

Pela terceira vez a CASACOR ocupa o Clube Ítalo-Brasileiro, este ano num formato inédito, simulando um condomínio que privilegia as várias formas de morar. Mais do que nunca, palavras como desconectar, viver o momento presente, valorizar o simples e o lúdico em ambientes que buscam a integração familiar e o contato com as pessoas, e valorizar os encontros em torno da boa mesa fazem cada vez mais sentido.

 

O visitante poderá conhecer três diferentes tipos de moradia: um apartamento de quarto e sala, com aproximadamente 100 m², que reúne a criatividade de Renzo Cerqueira no Living Gourmet e de Sabrina Bolzan na Suíte do Jovem Casal, apresentando uma composição sustentável e acolhedora; um apartamento de três quartos, com cerca de 300 m², que é assinado por sete profissionais, trazendo um conceito de moradia espaçosa e funcional, cada ambiente sendo enriquecido pela visão particular de cada arquiteto; e um loft de 120 m², a Casa Noah, assinada pelo Sergio Palmeira Studio, que integra um espaço contemporâneo e versátil, dialogando com as tendências urbanas e minimalistas.

 

A Suíte do Jovem Casal, de Sabrina Bolzan, utiliza os conceitos de quietude e simplicidade da filosofia wabi sabi para dar mais equilíbrio a este casal, enquanto o Espaço da Família, assinado por Patrícia Madeira e Hansley Rampineli, é lúdico e aberto à diversidade das famílias, repleto de referências à natureza.

 

O veterano Sergio Paulo Rabello assina o Living com Varanda, onde ele confessa que mentalizou um espaço mais orgânico, de reunião de pessoas em que as formas curvas das paredes escuras destacam o mobiliário e as peças de arte através de uma iluminação cênica.

 

A Sala Íntima da capixaba radicada em Belo Horizonte, Angélica Araújo, cria um ambiente de descanso, recolhimento e informação, onde um cirurgião plástico se dedica a relaxar através das coisas boas da vida: ler, planejar aulas e viagens. No Quarto do Casal, de Potira Manhães, novidades do neurofengshui, biofilia e psicologia das cores em um espaço de acolhimento onde os quatro elementos da natureza se equilibram e trazem mais vida e beleza. Assim como o Home Spa Deca, de Daniela Andrade, é um espaço de reconexão para desacelerar da rotina agitada do dia a dia. Conceitos como relaxamento, tranquilidade, conexão e reflexão sem esquecer a sustentabilidade dão charme ao local.

 

A Sala de Encontros, de Karla Giaretta, Julia Velloso e Mariana Vieira é um espaço vibrante e acolhedor, projetado para que as pessoas possam se encontrar, dialogar e fazer novas conexões, enquanto também desfrutam de momentos de solitude e reflexão ao observarem as obras de arte. A Casa Noah é assinada pelo veterano ininterrupto de 20 anos de CASACOR capixaba, Sergio Palmeira Studio, que se inspirou em uma viagem a Singapura para criar um apartamento completo unindo conceitos de ancestralidade para falar de passado, presente e futuro, tendo a linha da tecnologia como conexão.

 

O Business Place, do curitibano André Henning, equilibra elementos clássicos contrastando com mobiliários de design, obras de arte e referências e personalidade e cor, para criar um contexto de seriedade e ao mesmo tempo descontração. Já a arquiteta Cris Locatelli resgata os hábitos de sua família italiana para ambientar o seu Refúgio Gourmet ES Gás. Ela criou um espaço que une uma adega, um ambiente para receber e uma cozinha com uma vista incrível para resgatar as risadas e a alegria sem pensar no passar do tempo em momentos eternizados em torno da boa mesa de seu ambiente gourmet.

 

Na Cafeteria, de Jacque Barros, Ana Foratini, Luiza Schwuan, vista e localização foram aproveitadas ao máximo com área de assentos que destaca a paisagem. A referência ao café está presente em todo projeto. Na Joalheria de Juliano Miller as obras de arte do joalheiro Ricardo Vieira são as estrelas. Ainda, a Enoteca de Daniela Avancini e suas memórias afetivas e a Arena CASACOR fecham o fluxo de visitação com um encontro de gerações, unindo a veterana Angela Gomes e a filha Amanda Lobos em um espaço interativo e inovador.