Mercado

Desafio acadêmico que levará estudante de AU a Itália tem inscrição prorrogada

Detentor da maior diversidade geológica do mundo, o Brasil conta com mais de 1.200 variedades de materiais que, em suas mais diversas formas de acabamento e aplicação, servirão de fonte de inspiração durante o Desafio.

Por: Redação em 4 de novembro de 2022

 

Os estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo têm até o dia 18 de dezembro para se inscreverem gratuitamente no Desafio Natural Stone – 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura. Lançada pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), a World Natural Stone Association (Wonasa) e a Vitoria Stone Fair, a competição busca contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos novos profissionais e difundir a aplicação de rochas naturais do Brasil no setor de arquitetura.

Detentor da maior diversidade geológica do mundo, o Brasil conta com mais de 1.200 variedades de materiais que, em suas mais diversas formas de acabamento e aplicação, servirão de fonte de inspiração durante o Desafio.

 Podem participar alunos (a partir do 3º ano) e recém-formados (2º semestre/20 a 1º semestre/22) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, devidamente matriculados em uma instituição de ensino ou registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é inscrever um projeto que especifique o uso de rochas ornamentais naturais brasileiras. As inscrições, que seguem até o dia 18 de dezembro, são gratuitas.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital pelo site do Desafio Natural Stone (www.desafionaturalstone.com.br), onde também estão disponíveis o regulamento e o cronograma completo.

Os participantes que já enviaram seus projetos poderão optar por aperfeiçoá-los e reenviar a nova versão, dentro do novo prazo estabelecido (até o dia 18 de dezembro próximo), ou manter a versão já remetida, a qual será considerada na avaliação das comissões julgadoras.

Vencedor ganhará viagem, com direito a acompanhante, para a Itália

O primeiro colocado na etapa nacional ganhará uma viagem internacional, com direito a acompanhante, para participar da Feira Marmomac 2023, principal evento internacional do setor de rochas ornamentais que acontecerá em de 26 a 29 de setembro, em Verona, na Itália. Para chegar até lá, os inscritos passarão por etapas regionais.

Os cinco melhores projetos individuais de cada uma das regiões nacionais serão premiados com um curso “Coordenação e Fluxo em BIM” (totalizando 32 horas). As regiões estão assim divididas:

Região 1 – Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Região 2 – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe.

Região 3 – Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Região 4 – São Paulo.

Região 5 – Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul.

O segundo colocado na etapa nacional ganhará uma viagem para o Espírito Santo a fim de participar da Cachoeiro Stone Fair, que ocorrerá de 22 a 25/08/2023. Os premiados nas 3ª, 4ª e 5ª colocação ganharão um tablet Android.

Setor de rochas brasileiro

Detentor da maior diversidade geológica do mundo, com mais de 1.200 variedades de materiais, o Brasil é o 4º maior produtor mundial e o 5º maior exportador de rochas ornamentais do mundo. O arranjo produtivo nacional de rochas gera cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos.

O Brasil também detém um grande parque fabril para fornecimento de produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. Em 2021, o setor exportou aproximadamente US$ 1,34 bilhões, obtendo o melhor crescimento em relação ao ano anterior dos últimos 18 anos (aproximadamente 36%). Em 2022, as exportações brasileiras acumularam, entre janeiro e setembro, mais de 1 bilhão de dólares de faturamento. O resultado demonstra uma variação positiva de 8,36% na performance do setor, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desafio é uma realização do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), World Natural Stone Association (Wonasa) e Vitoria Stone Fair, com apoio institucional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), AutodeskUnity e patrocínio da ETC Brasil.

Serviço

Desafio Natural Stone – 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura

Inscrições até 18/12/22: www.desafionaturalstone.com.br