Educação

Escola 360º: Sustentabilidade Ambiental – conheça o projeto da Maple Bear Cachoeiro

Primeira escola bilíngue de Cachoeiro, criou o projeto Escola 360º: Sustentabilidade Ambiental. Coordenado pelo biólogo e professor de ciências, Renan Köpp Hollunder, existem vários subprojetos que andam simultaneamente em prol do meio ambiente.

Por: Redação em 25 de março de 2024

 

A cada dia que passa as instituições de ensino estão mais preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente. E foi pensando nisso, que a Maple Bear, primeira escola bilíngue de Cachoeiro, criou o projeto Escola 360º: Sustentabilidade Ambiental. Coordenado pelo biólogo e professor de ciências, Renan Köpp Hollunder, existem vários subprojetos que andam simultaneamente em prol do meio ambiente.

Com início em 2022, a Escola 360º: Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo criar espaços para educação ambiental através de diferentes atividades. “Temos horta, viveiro, programa de reciclagem, composteira e outras iniciativas que estão em diversos espaços da escola, onde além dos alunos, os familiares também participam e ficam imersos no projeto”, conta o coordenador do projeto, Renan Hollunder.

E os alunos participam de todo processo, afinal, não tem idade para iniciar na sustentabilidade. “As famílias ajudam na coleta dos materiais para reciclagem e os alunos contribuem no plantio das mudas e colheitas. Esse contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento, consciência ambiental e muito mais”, diz o coordenador.

Os legumes, vegetais e mudas são produzidos e colhidos pelos alunos e doados para as famílias e colaboradores da escola. As mudas do viveiro também são entregues para agricultores da região para recuperar áreas degradadas. “Ficamos muito felizes com esse projeto. Acreditamos que a cidadania muda não só as pessoas, mas o meio que todos estão inseridos. Para esse ano pretendemos aumentar o número das atividades, sendo: reativar o biodigestor da escola e cultivar abelhas nativas sem ferrão”, finaliza o coordenador do projeto, Renan Hollunder.