Crônicas
Etarismo
Trata-se do preconceito, intolerância e discriminação em relação aos idosos e a participação deles no mundo que os cerca
Por: Marilene Depes em 13 de agosto de 2024
Trata-se do preconceito, intolerância e discriminação em relação aos idosos e a participação deles no mundo que os cerca. Na imaginação popular lugar de idoso é num quarto dos fundos da casa que construíram. Idoso não opina, não se diverte, no máximo vai a igreja, toma conta de netos, e principalmente, abre mão da sua aposentadoria em favor dos familiares. Aos idosos é negada a autonomia e o direito de viver integralmente sua cidadania.
A realidade é de que até 2050, 30% das pessoas do mundo serão idosas. E para essa nova perspectiva torna-se necessário adaptar as cidades para receber essa população, com áreas de lazer comunitárias, calçadas e transporte público acessíveis e sistema de saúde que de fato os priorize. Mudanças acontecem com o corpo, aceitá-las e adaptar-se é medida de sabedoria. E manter a mente alerta e ativa, lendo, escrevendo, estudando, jogando, e jamais sentindo-se incapaz em decorrência da idade. Nada de pedir aos netos para substitui-los no comando dos eletrônicos, e sim que os ensine, e treinar até sentir-se apto. Dificuldades todos têm, jovens e idosos, o que não se admite é a ideia de que uma pessoa idosa é um incapacitado ao aprendizado.
E levando-se em consideração que a grande violência que o idoso sofre é financeira, não entregar a gestão dos recursos, só se for acometido de algum mal que impossibilite de fazê-lo livremente. A autonomia da pessoa idosa passa pela liberdade de ir e vir, de controlar suas posses, e pela independência de escolha – o que significa não aceitar que interfiram nas suas decisões enquanto possível. E combater o sedentarismo é primordial para manter a autonomia, movimentar o corpo é a chave para se ter saúde, e trabalhar traz grandes benefícios. E evitar a solidão que vem de braços dados com a depressão, socializar-se, participar de grupos, divertir-se, dançar, passear, fazer o que lhe for prazeroso, lugar de idoso é onde ele quiser! E namorar o seu parceiro, e estar aberto a novos amores, não sufocando a explosão de vida que existe em seu ser, por vergonha ou medo da opinião alheia. Não seja seu próprio carrasco, combater o etarismo a partir de nossas atitudes, eis o caminho. Tenha projetos futuros, não permita que seus sonhos morram. A longevidade é um atributo concedido a poucos, e fazer parte desse grupo é o maior mérito que se recebe da vida!