Ambiente

Famílias do ES vão receber apoio para desenvolver ações de restauração florestal

Ações de produção rural sustentável também serão realizadas em assentamentos nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca

Por: Redação em 3 de maio de 2022

Uma parceria entre a Fundação Renova e o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, considerado uma das maiores ONGs do Brasil, vai desenvolver ações de restauração florestal em 200 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e recarga hídrica na bacia do rio Doce, além de fomentarem atividades de produção rural sustentável. A ação será realizada junto a 140 famílias, nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca, no Espírito Santo.

As atividades do projeto intitulado “A Educação como Agente de Mudanças: Agroecologia, Participação e Sustentabilidade para Assentamentos Rurais e Instituições na Bacia do Rio Doce” serão desenvolvidas ao longo de dois anos, nos assentamentos Rosa de Saron, Boa Esperança, Beija-flor e Lage.

Serão destinados cerca de R$ 3,9 milhões para a realização das atividades que incluem cursos, intercâmbios e ações de integração para as famílias. A proposta da ação é elaborar um projeto executivo exclusivo e dedicado para cada propriedade familiar, que contemple as atividades de restauração florestal e produção rural sustentável.

Para atingir o objetivo, a parceria vai oferecer assistência técnica participativa para as famílias, auxiliando-os na elaboração de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Além disso, serão abordados temas como a restauração de paisagens e a conservação dos recursos naturais com a participação de parceiros regionais.

De acordo com Antônio Sérgio Cardoso Filho, analista de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Renova, a parceria vai muito além do apoio operacional. “É um trabalho de assistência técnica participativa, sem imposições, para que os técnicos identifiquem as potencialidades locais e ouçam os proprietários sobre seus históricos de cultivo, habilidades e anseios”, diz Filho.

Segundo o analista, além de uma radiografia atual do uso do solo nessas localidades, a parceria vai ampliar o nível de capacitação para que as áreas se tornem Unidades Demonstrativas. “A ideia é trazer modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) que poderão ser aplicados em outras áreas da bacia do rio Doce.”

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.