Educação

Fapes destinará 300 bolsas de iniciação científica a instituições capixabas

A Fapes vai distribuir as bolsas para graduandos vinculados às instituições de Ensino Superior ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas em território capixaba. O investimento total é de R$ 2,16 milhões.

Por: Redação em 13 de julho de 2020

Universidades, faculdades e outras instituições de Ensino Superior ou pesquisa recebem, em 2020, o total de 300 bolsas de iniciação científica, destinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O investimento total é de R$ 2,16 milhões, em recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação do Espírito Santo (Pibices), a Fapes vai distribuir as bolsas para graduandos vinculados às instituições de Ensino Superior ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas em território capixaba.

Para o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, o programa é um verdadeiro estímulo de talentos. “A participação em projetos de iniciação científica desperta a vocação da pesquisa entre os graduandos. Esta é uma forma de incentivar a geração de conhecimento e de tecnologias, que podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado, além da superação de dificuldades, como a que enfrentamos com a pandemia da Covid-19”, considerou.

As bolsas têm duração de quatro a 12 meses e deverão ser executadas entre 1º de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021.