Cidades
Dr. Bruno Resende defende a contratação de mão de obra local na EF-118 e Porto Central
A Frente Parlamentar presidida pelo Dr. Bruno promoveu nesta terça-feira uma audiência pública na Câmara Municipal de Anchieta, reunindo dezenas de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, incluindo o vice-governador
Por: Redação em 8 de julho de 2025

O deputado Dr. Bruno Resende, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Sul Capixaba, destacou nesta terça-feira (1º) a importância da contratação de mão de obra e de fornecedores locais nos grandes investimentos que estão previstos para a região, como a Estrada de Ferro 118, ligando a Grande Vitória ao município de Anchieta, e o Porto Central, em Presidente Kennedy.
A Frente Parlamentar presidida pelo Dr. Bruno promoveu nesta terça-feira uma audiência pública na Câmara Municipal de Anchieta, reunindo dezenas de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, incluindo o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; o prefeito de Anchieta, Léo Português; o vice-prefeito do município, Renato Lorencini; o prefeito de Marataízes, Toninho Bitencourt; o presidente da Câmara de Anchieta, Renan Delfino, e diversos outros vereadores e lideranças.
“Vivemos um momento de grandes oportunidades para o Sul Capixaba e para todo o Espírito Santo, com as obras estruturantes da ferrovia e do Porto Central. Precisamos nos unir para planejar esse crescimento e para que ele possa se traduzir em desenvolvimento econômico e social para a região. Precisamos trabalhar para que a mão de obra e os fornecedores locais possam se inserir nesse processo de forma produtiva”, destacou Dr. Bruno Resende.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que, além do porto e da ferrovia, o Sul Capixaba e todo o Espírito Santo também se beneficia da retomada da duplicação da BR 101.
‘Desenterramos a cabeça de burro’
Disse Ricardo Ferraço: “Esses eventos todos dão ao Sul do Espírito Santo uma nova dinâmica. Tem uma expressão popular que dizia que o Norte ia bem, a Grande Vitória ia bem, mas parecia que tinha uma cabeça de burro enterrada no Sul. Pois bem, estamos conseguindo desenterrar essa cabeça de burro. A região vive um momento inovador e diferenciado, e trabalhamos para que os resultados possam aparecer. Parabéns, Dr. Bruno, pela audiência”.
Em sua apresentação, ele explicou que a Vale deverá fazer um aporte de aproximadamente R$ 3 bilhões, para o trecho da ferrovia de Cariacica a Anchieta, no Porto de Ubu. Esse trecho deverá passar por nova concessão, de acordo com recente anúncio do governo federal. De acordo com os planos do governo federal, deve ser publicado no segundo semestre deste ano o edital para a concessão do chamado Arco Ferroviário do Sudeste, como tem sido denominado o projeto da EF-118. Futuramente, a ferrovia deverá ligar o Sul Capixaba aos portos o Rio de Janeiro.
Em vídeo institucional da Vale apresentado na audiência pública, a mineradora informou que, no pico da obra, serão gerados 1,5 mil empregos, com incentivo para a contratação de mão de obra local.
O Porto Central, em Presidente Kennedy, também deverá priorizar mão de obra local, segundo o engenheiro de projetos da obra, Fábio Cretton. No pico da obra, deverão ser gerados 1,2 mil postos de trabalho. Sua estimativa é que a primeira parte do porto esteja operando no final de 2027.
O deputado Dr. Bruno Resende considerou positivo o resultado da audiência: “Vemos o Sul Capixaba num momento muito favorável. Como disse nosso vice-governador, se tinha cabeça de burro, estamos mudando essa realidade, em direção ao desenvolvimento. A Frente Parlamentar cumpre seu papel ao abrir as informações para a sociedade, para que todos possam participar. O que vemos aqui no Sul Capixaba e no Espírito Santo não é comum no Brasil: um Estado que cria um ambiente favorável aos negócios e que atrai investimentos. Agradeço a participação de todos”, disse o deputado.