Cidades

Gilson Rosa recebe Comenda Newton Braga

Com tempero, força de vontade e muito sabor, desde então, Gilson fez e continua fazendo o seu nome não apenas em Cachoeiro de Itapemirim, mas por todo Brasil.

Por: Redação em 28 de junho de 2022

 

 

De “prefeito” de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no Pará, a Comendador de Cachoeiro de Itapemirim. Assim começamos falando sobre Gilson Rosa, o maior fabricante de salgados artesanais do Espírito Santo, proprietário da Afrodisíaca Salgados, que, na última sexta-feira, recebeu a Comenda Newton Braga.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Gilson passou sua infância e uma parte da adolescência no Rio de Janeiro. Mas como o amor pela terra do rei sempre falou mais forte, ele retornou para o município no ano de 1972 e trilhou um longo caminho até se tornar o maior fabricante de salgados artesanais do Estado.

Estudou muito, trabalhou como voluntário, se dedicou ao Magistério e passou em um concurso para trabalhar em um dos maiores bancos do país. Novamente, se ausentou de Cachoeiro para viver um de seus sonhos, mas, no fundo, ele sabia que, um dia, voltaria para Cachoeiro. E assim fez!

No ano 2000, ele enfrentou uma grande dificuldade financeira e voltou para a casa dos pais. Como sempre adorou cozinhar e, coincidentemente, morava em cima da padaria de Auta Rosa dos Santos, uma grande amiga que tinha fama de produzir as melhores empadas da região. “Eu e Auta éramos grandes amigos e eu estava sempre em sua cozinha observando os quitutes que eram preparados. Como a empada era o carro-chefe do estabelecimento, ela produzia em grande quantidade. E, com um privilégio enorme, digo que sou a única pessoa que ela confiou em compartilhar essa receita que mudou a minha vida”, conta, emocionado, Gilson Rosa.

E a partir daí tudo mudou. Ele começou a fazer empadas de forma artesanal e vender nos ônibus, nas empresas e também em oficinas. E foi através de um de seus clientes que o nome da sua empresa surgiu. “Estava em uma oficina mecânica e fiz uma brincadeira com os colaboradores dizendo que a empada aumentava a libido. Aí, uma das pessoas disse ‘é afrodisíaca!’. Gostei muito do nome e, saindo de lá, comprei quatro camisas verdes e pintei o nome de preto. Assim, teríamos o nosso uniforme de trabalho para o outro dia”, explica Gilson Rosa.

Com tempero, força de vontade e muito sabor, desde então, Gilson fez e continua fazendo o seu nome não apenas em Cachoeiro de Itapemirim, mas por todo Brasil. Hoje, ele possui uma cozinha de mais de 600m², duas lanchonetes, gera muitos empregos e abastece mais de 80 empresas no sul do Estado, leste de Minas e norte do Rio de Janeiro.

E com toda essa história, bagagem e elevando o nome de Cachoeiro de Itapemirim pelos lugares que residiu e atuou, nada mais justo do que receber essa incrível homenagem da sua cidade de coração. “Estou muito feliz e lisonjeado por receber a Comenda Newton Braga. É gratificante pode contribuir com o desenvolvimento da cidade, geração de empregos e, claro, poder levar todo o sabor dos meus salgados para a casa e a vida das pessoas. Só tenho motivos para agradecer e comemorar”, finaliza Gilson Rosa.