Saúde

HECI expande cirurgias robóticas para pacientes do SUS com mais 150 procedimentos

Solenidade marcou o lançamento de mais 150 procedimentos com tecnologia de ponta no hospital

Por: Redação em 28 de março de 2025

 

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) realizou na noite desta quinta-feira (27) uma solenidade para anunciar a ampliação das cirurgias robóticas oncológicas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contou com a presença de lideranças políticas, empresários, corpo clínico e colaboradores da instituição, consolidando o HECI como referência em inovação no setor hospitalar capixaba.

Desde que a tecnologia foi implementada, o hospital já realizou 50 cirurgias robóticas pelo SUS. Agora, com o apoio de uma Emenda Parlamentar, o número de procedimentos será ampliado em mais 150 cirurgias, utilizando o avançado Robô Versius. O equipamento, que já é utilizado em 30 países, proporciona mais segurança, precisão e uma recuperação mais rápida para os pacientes.

As primeiras cirurgias robóticas no HECI foram realizadas nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2024, e desde então os procedimentos vêm sendo aplicados em diversas especialidades, como aparelho digestivo, bariátrica, coloproctológica, ginecológica, urológica e endometriose.

Para o superintendente do HECI, Wagner Medeiros Junior, a inovação reforça o compromisso da instituição com a modernização da saúde no Estado.

“O HECI tem um papel histórico no desenvolvimento da tecnologia hospitalar no Espírito Santo. O Robô Versius representa um avanço significativo para a saúde pública, permitindo que pacientes do SUS tenham acesso ao que há de mais moderno em cirurgia minimamente invasiva”, destacou.

O coordenador da robótica do hospital, Dr. Tiago Cypriano Dutra, também ressaltou os benefícios do novo procedimento:

“A tecnologia robótica proporciona uma precisão incrível, resultando em menor sangramento, menos dor no pós-operatório e alta hospitalar precoce. Além disso, apesar de ser um grande avanço tecnológico, o trabalho continua sendo humanizado, com o acompanhamento próximo da equipe médica e da enfermagem.”

Com essa ampliação, o HECI se torna o primeiro hospital fora da capital capixaba a ofertar cirurgias robóticas para pacientes do SUS, reafirmando sua posição de protagonismo na saúde do Espírito Santo.