Saúde

HIFA empossa novas gerentes

No mês da mulher e em uma instituição em que mais de 80% é ocupado pelo público feminino, inclusive em cargos de gestão, para assumir as duas gerências gerais, não poderia ser diferente.

Por: Redação em 13 de março de 2023

 

No mês da mulher e em uma instituição em que mais de 80% é ocupado pelo público feminino, inclusive em cargos de gestão, para assumir as duas gerências gerais, não poderia ser diferente, depois de provarem seus potenciais a frente do setor de Gestão de Pessoas e da Contabilidade, Verônica Moten e Lidiana Esteves, assumirão respectivamente as gerências gerais de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo e Resultados Econômicos Financeiros. A posse aconteceu com a presença dos Conselheiros Administrativos. Na circunstância também foi apresentada e aprovada a nova estrutura organizacional da instituição.

Verônica Moten até então era Gerente de Gestão de Pessoas está no hospital há sete anos. “Existe muito trabalho pela frente e não poderia deixar de expor que grandes cargos requerem grandes responsabilidades. Sou grata pela confiança de todo o grupo gestor e sei que este momento faz parte de uma mudança ainda melhor para o futuro do HIFA. Quero muito agradecer ao meu líder Jailton pela confiança de sempre, ao conselho e nosso presidente Winston por ter aprovado e oficializado esta nova etapa da minha vida. Quero agradecer a todos gerentes que ao longo destes anos sempre confiaram em mim e são partes desta conquista”, disse.

Já Lidiana é contadora e atua no grupo há 11 anos. “Vivi muitos desafios no hospital. Momentos que me fizeram amadurecer profissionalmente. E para este novo, já me comprometo em trazer os melhores resultados à instituição ao lado dos grandes profissionais que tenho na Equipe de Resultado Econômico Financeiro”, afirmou.

Com essa novidade, as expectativas da direção são as melhores. “O crescimento da nossa instituição nos últimos anos vem se constituindo de forma exponencial. Diante do mercado hospitalar faz-se extremamente necessário uma inovação na gestão com foco essencialmente na qualidade assistencial. E como é de conhecimento de todos, temos uma gestão de excelência, mas para medi-la devemos levar em consideração a capacidade dos seus gestores e dos seus auxiliares. Nesta assertiva, temos certeza as profissionais se destacarão pelo conhecimento técnico e força de trabalho.

Sem dúvidas conduzirão o planejamento e os resultados estratégicos em níveis avançados e modernos”, finalizou o superintendente do HIFA, Jailton Pedroso.


 

Lidiana Esteves

Como você recebe a notícia de que irá assumir a Gerência Geral de Resultados Econômicos Financeiros?
Primeiro dizer o quanto estou honrada, e muito grata pela confiança do Superintendente Jailton e do Presidente Sr. Winston em me delegar esta Gerência, pois houve muitos desafios na minha trajetória ao longo desses 11 anos atuando como Contadora no HIFA, assim como em demandas específicas em outros setores, que de forma natural e saudável acredito que me levou a evoluir profissionalmente.

Como e qual será a sua atuação no setor?
Com o crescimento do HIFA nos últimos anos, precisamos neste momento atuar para garantir maior eficiência dos controles financeiro e de custos, acompanhando a performance do Hospital e suas Unidades de Negócio, utilizando a peça orçamentária com o que de fato está sendo realizado, buscando uma redução de custos e desperdício. Para isso, tenho como um dos objetivos iniciais a implantação do código de barras nos produtos que são adquiridos no setor de suprimentos, o que vai permitir rastreabilidade, controle de validade, otimizando processos de modo a contribuir com os setores da assistência. Outra meta é implementar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio) para acompanhar o desempenho e realizar auditorias internas nos setores que agora irei atuar diretamente.

De que forma, você acredita que a sua experiência como contadora no HIFA irá agregar a este novo desafio?
A contabilidade é muito ampla, e te fornece essa visibilidade econômica financeira do negócio, então acredito que podemos contribuir e apoiar as estratégias, acompanhando o desempenho do Hospital baseando-se em suas finanças.

 

 

 


Avanço em ensino e educação em saúde

HIFA também anunciou novo setor, o de ensino e educação em saúde, que será gerenciado também por uma mulher, a médica pediatra Dra. Kátia Valéria Manhabusque, mestre e doutora em saúde pública com mais de 10 anos de experiência na instituição. “Participar da criação e condução do Projeto de Ensino do Hospital é um desafio motivador dentro da minha trajetória profissional onde a educação em saúde sempre foi um dos pilares. Estou certa de que a estruturação organizada do hospital enquanto campo de prática de estagiários, treinamento em serviço na modalidade residência médica e formação acadêmica nas áreas de medicina e multiprofissional, reforçam o crescimento institucional e contribuem para uma assistência à saúde de forma mais efetiva e humanizada com ganhos imensuráveis para a sociedade”, afirmou.

 

 


 

Verônica Moten

Como você recebe a notícia de que irá assumir a Gerência Geral de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo?
Recebo a notícia com muita gratidão e responsabilidade. Gratidão pelo reconhecimento e responsabilidade por todos os desafios entregues. Acredito que estaremos à frente de muitas conquistas para o Grupo HIFA e que resultados muito maiores serão frutificados.

Qual será o campo de atuação da nova gerência?
O meu foco será baseado em estratégias e desenvolvimento das unidades, criando melhorias ligadas a processos e qualidade, além do projetos estratégicos que serão alinhados juntamente à superintendência.

De que forma, você acredita que a sua experiência como Gerência de Gestão de Pessoas no HIFA irá agregar a este novo desafio?
Todas minhas entregas até aqui priorizaram o que cada um tem de melhor, o meu foco sempre foi na potencialidade dos profissionais. Assim foi com a minha equipe e daqui para frente não será diferente. Buscarei a gestão de pessoas como ponte rumo as conquistas, uma vez que o ser humano e suas competências ocupam o principal pilar para alavancar os melhores resultados. Não é por acaso que as pessoas são umas das perspectivas base do nosso mapa estratégico.