Saúde

HIFA promove Dia D da Doação de Leite Humano nesta sexta (19)

O leite materno recebido no Banco de Leite do HIFA passa por um processo que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.

Por: Redação em 19 de maio de 2023

 

No dia 19 de maio, comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o HIFA promove dia D da doação de leite materno dando início a programação especial e lança campanha de incentivo à doação de leite materno com o tema “Você pode alimentar a vida”. O Banco de Leite faz parte da estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e funciona todos os dias, sendo finais de semana e feriado por agendamento.

Entre a programação da semana, está prevista a participação da equipe na solenidade oficial em Vitória acompanhadas de algumas mães, que acontecerá nesta sexta-feira (18); Café da manhã especial com momento de gratidão e presença do Pastor Amauri, no refeitório do HIFA Maternidade, no dia 23 de maio; Homenagem às mães, no Banco de leite, com a presença das doadoras e mães da UTIN, no dia 24 de maio; Capacitação da equipe do Banco de Leite em Vitória, no dia 25 de maio; e encerramento da programação com momento de louvor com Hebrom, na área de convivência, na sexta-feira (26).

Segundo a enfermeira responsável pelo banco de leite do HIFA, Patrícia Mendes de Souza Grifo, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados na UTI neonatal do HIFA. “O leite doado também proporciona um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Atualmente precisamos de 1,5 a 2 litros para atender a nossa demanda, mas o volume de doação está aquém do que precisamos por isso a importância de falarmos sobre o tema e incentivarmos a doação”, acrescentou.

Vale destacar que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doada pode ajudar os bebês internados, que, dependendo do peso e condições de saúde, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição”, explicou Patrícia.

O leite materno recebido no Banco de Leite do HIFA passa por um processo que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

 

Veja como ser doadora:

Para ser doadora é necessário estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho e ser saudável (comprovamos com cartão de pré-natal, exames realizados e avaliação da médica assistente).

Em caso de dúvidas, os profissionais atendem o público externo de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e finais de semana e feriado com agendamento. As lactantes que desejam doar devem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (28)3027-6125 Ramal: 2001 ou pelo e-mail bancodeleite@hifaci.org.br, por onde receberão orientações sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite. O banco de leite Humano “Jurema Abranches” fica localizado na Rua Coronel Guardia, nº 71, Sumaré, na rua lateral ao HIFA Maternidade.

 

Programação:

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO 19 A 26/05

19/05 – Solenidade oficial em Vitória com a participação da equipe e mães;
23/05 – Café da manhã especial com momento de gratidão e presença do Pastor Amauri, no refeitório do HIFA Maternidade, às 9h;
24/05 – Homenagem às mães, no Banco de leite, com a presença das doadoras e mães da UTIN;
25/05 – Capacitação da equipe em Vitória;

26/05 – Encerramento da semana com momento de louvor com Hebrom, na área de convivência.