Saúde
Hospital Evangélico de Cachoeiro com Inteligência Artificial na Ressonância
O investimento marca um avanço importante na oferta de serviços de diagnóstico por imagem na região, proporcionando maior agilidade nos exames e mais conforto aos pacientes.
Por: Redação em 12 de maio de 2025

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) implantou Inteligência Artificial (IA), sendo o primeiro hospital do sul do Espírito Santo, fora da Grande Vitória a contar com um equipamento de ressonância magnética equipado com inteligência artificial. O investimento marca um avanço importante na oferta de serviços de diagnóstico por imagem na região, proporcionando maior agilidade nos exames e mais conforto aos pacientes.
“Esse investimento só foi possível porque já contávamos com um equipamento moderno, preparado para receber essa atualização de software. Com a inteligência artificial, o HECI passa a ser ainda mais resolutivo, oferecendo diagnósticos mais rápidos e precisos para a população”, destacou o superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros Junior.
Para o supervisor técnico de radiologia do Heci, Adston Guedes, a novidade representa um ganho significativo para a rotina hospitalar e para a experiência dos pacientes. “Com o auxílio da inteligência artificial, conseguimos realizar exames entre 10 e 15 minutos, o que antes levava até 40 minutos. Pacientes que apresentavam dificuldade de permanecer na máquina, hoje conseguem fazer o exame com mais tranquilidade”, explica.
Outro destaque importante é a qualidade das imagens geradas. A inteligência artificial reconhece possíveis ruídos da imagem eliminando-os, fazendo com que a entrega seja altamente nítida. Isso auxilia o médico radiologista a identificar as patologias de forma mais precisa e eficiente.
O hospital também aproveitou a atualização para modernizar a sala de exames, que passou a contar com um ambiente mais confortável e humanizado, com melhorias no paisagismo e na ambientação visual, proporcionando mais bem-estar aos pacientes durante os procedimentos.

Supervisor técnico de radiologia do Heci, Adston Guedes