Saúde

Hospital Evangélico de Cachoeiro cria Projeto HECI-Ver

O projeto tem como meta realizar 1.200 cirurgias de cataratas, 5.660 consultas e 5.360 exames e 890 outros procedimentos e será executado por etapas, de acordo com a captação de recursos para este fim.

Por: Redação em 1 de fevereiro de 2023

 

Com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura de Cachoeiro por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e a parceria de diversas empresas, o Projeto HECI-VER – UM NOVO FUTURO PARA OS IDOSOS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM pretende eliminar casos de cegueira evitáveis no município, mudando a realidade e o futuro da pessoa idosa, proporcionando qualidade de vida e promovendo a saúde da visão dos idosos.O projeto tem como meta realizar 1.200 cirurgias de cataratas, 5.660 consultas e 5.360 exames e 890 outros procedimentos e será executado por etapas, de acordo com a captação de recursos para este fim. A ação é voltada a pessoas com idade a partir de 60 anos, com diagnóstico ou sintomas da doença.

“O HECI-VER é um projeto fantástico, pois é através dos olhos que conhecemos o mundo. Como é bom ver os pacientes felizes pela recuperação da visão. Esse projeto está sendo possível graças às empresas parceiras a quem manifestamos nossa gratidão”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Elizeu Vargas.

A primeira etapa teve início em janeiro com a realização de 246 consultas, 844 exames e cinco cirurgias.Para a presidente do Conselho do Idoso de Cachoeiro, Marilene de Batista Depes essa ação tem um impacto social enorme. “Estamos falando de homens e mulheres que voltarão a enxergar normalmente. A luz e as cores do mundo não são mais apenas lembranças, são devolvidas graças ao procedimento cirúrgico que retira a catarata dos olhos”.A aposentada Miria Marcela Jorge, de 67 anos, fez cirurgia pelo projeto e hoje consegue enxergar a vida mais bonita. “Fiz todo o pré operatório e posso assegurar que  o procedimento é rápido e indolor. Destaco o carinho, o acolhimento e a atenção que todos os profissionais envolvidos dispensam no atendimento. Estou muito satisfeita”, comemora.