Saúde

Hospital Evangélico de Cachoeiro faz alerta sobre as doenças do outono

As pessoas alérgicas também sofrem mais com a diminuição de temperaturas abruptas e quando a umidade relativa do ar é reduzida, resultando na maioria das vezes em quadros de crises alérgicas, atópicas e cutâneas.

Por: Redação em 25 de maio de 2023

Clínico geral do HECI, Dr. Ricardo Dardengo

 

Com a queda da temperatura e da umidade do ar, as doenças respiratórias se tornam mais frequentes. As pessoas alérgicas também sofrem mais com a diminuição de temperaturas abruptas e quando a umidade relativa do ar é reduzida, resultando na maioria das vezes em quadros de crises alérgicas, atópicas e cutâneas.

Segundo o clínico geral do Hospital Evangélico de Cachoeiro, Ricardo Dardengo, ingerir água, lavar as narinas, lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e manter-se agasalhado em dias frios são as principais formas de se cuidar para evitar que vírus e bactérias entrem em contato com o corpo pelas vias aéreas secas. A alimentação saudável também é importante para fortalecer o sistema imunológico, sendo necessário fazer uma dieta diversificada.

Outra forma de cuidado é com a higienização da casa e das roupas para evitar a proliferação de bactérias, fungos e ácaros, e, manter os ambientes sempre ventilados, o que dificulta a circulação dos vírus. Além disso, manter as vacinas em dia é uma das formas mais importantes de cuidado entre a população.

“Outro ponto importante de prevenção é estar em dias com as vacinas, pois a grande maioria das doenças virais causadas nesse período pode ser prevenida com vacina, como é o caso da pneumonia e da gripe”, alerta o médico.

Saiba Mais:

A gripe é uma infecção pelo vírus da Influenza, sendo altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Um adulto pode passar a doença desde um dia antes de apresentar os sintomas até, geralmente, cinco dias depois. As crianças podem transmitir por mais tempo: de sete a dez dias. As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves como otite, sinusite e pneumonias, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado.

Imunização

O Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI) realizou na última semana a campanha de vacinação contra a Influenza. Foram dois dias de vacinação, em parceria com a UBS do bairro e os colaboradores puderam atualizar a carteirinha de vacinação.