Cidades

Investimentos da BRK em Cachoeiro somaram R$ 11,6 milhões em 2021

Como investimento de destaque está a finalização das obras previstas no 11º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão firmado com a Prefeitura Municipal.

Por: Redação em 11 de fevereiro de 2022

Primeira cidade colocada no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), Cachoeiro de Itapemirim recebeu investimentos da ordem de R$ 11,6 milhões em serviços de esgoto e abastecimento de água em 2021. Realizadas pela BRK, as obras de ampliação e modernização beneficiaram 30 bairros, distritos e localidades, contribuindo para levar bem-estar e transformar a vida de mais pessoas.

As obras de melhoria e expansão da rede coletora de esgoto ocorreram nos bairros Waldir Furtado Amorim, Aquidaban, Aeroporto, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca, Nossa Senhora Aparecida, Rubem Braga, Caiçara, Vila Rica, Jardim América, São Lucas, Boa Vista, Arariguaba, Centro, Zumbi, Agostinho Simonato, Gilson Carone, Caiçara, Monte Belo, Otton Marins, Marbrasa e Gilberto Machado, além do distrito de Soturno.

Já os investimentos nas redes de água foram realizados nos bairros Santo Antônio, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca, Paraíso, Boa Vista, Zumbi, Baiminas, Gilson Carone, Marbrasa, Rubem Braga, São Lucas e Boa Esperança, além dos distritos de Soturno e Córrego dos Monos e as comunidades de Monte Líbano e Timbó.

Como investimento de destaque está a finalização das obras previstas no 11º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão firmado com a Prefeitura Municipal. Esse aditivo viabilizou a chegada de água tratada e de qualidade a seis comunidades rurais do município (Alto Gironda, Quilômetro Nove, Timbó, Monte Líbano, Morro Grande e Zona Rural de Tijuca/Safra), que antes eram abastecidas por meio de carros-pipa ou utilizavam mananciais locais.

A construção de rede de água em Monte Líbano beneficiou o produtor rural Fabrício Aquino, de 43 anos, que mora e trabalha em sua propriedade localizada na região. Para ter acesso à água tratada para beber, ele mantinha vários galões de 20 litros no carro e, sempre que passava na casa da mãe ou de algum outro parente, pedia para levar água. “Agora, com a água encanada, não preciso mais ter este trabalho. Água boa é uma benção!”, disse.

Equipamentos e melhorias

De acordo com o gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves, também foram realizados investimentos em equipamentos e tecnologia para os sistemas de bombeamento e de captação de água bruta, além de melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETA) de Burarama, Itaóca, Pacotuba e da Ilha da Luz, e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Burarama, Pacotuba e Ilha da Luz. “Foram serviços como pintura, impermeabilização, dentre outros, visando à conservação dessas estruturas”, explica.

Como mais uma iniciativa para assegurar a qualidade da água às torneiras dos cachoeirenses, a concessionária realizou 295 mil ensaios com análises da água distribuída na sede e nos distritos, com um rígido controle de qualidade desde a captação dos mananciais, passando pelo processo de tratamento até as redes de distribuição.

O diretor da BRK, Bruno Ravaglia, ressalta que a estratégia da concessionária tem sido a utilização dos recursos de maneira sustentável. “Mantemos os avanços nos serviços de água e esgoto por meio de um modelo de gestão responsável, sustentável, com planejamento e metas de curto, médio e longo prazo. Nossos investimentos visam à modernização e à ampliação desses serviços, ao mesmo tempo em que contribuem para promover a qualidade de vida da população, preservar o meio ambiente, oferecer condições adequadas de trabalho seguro aos nossos funcionários e manter a estrutura dentro dos padrões mais modernos na área de Saneamento”, afirma o diretor da concessionária em Cachoeiro.