Educação
Maple Bear promove Feira Literária
A Escola Maple Bear Cachoeiro foi além e promoveu a Feira Literária, espaço em que os alunos puderam apresentar análises, teatros e até músicas. O evento aconteceu do dia 8 a 11 de outubro e contou com a presença de todos os alunos da escola.
Por: Redação em 16 de outubro de 2024

Incentivar a cultura e estudar a história do nosso país são práticas comuns e muito importantes no dia a dia dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. E, sabendo disso, a Escola Maple Bear Cachoeiro foi além e promoveu a Feira Literária, espaço em que os alunos puderam apresentar análises, teatros e até músicas. O evento aconteceu do dia 8 a 11 de outubro e contou com a presença de todos os alunos da escola.
As turmas foram divididas por temas, sendo: Year 1 e 2, Folclore; Year 3, homenagem a Roseana Murray; Year 4 e 5, biografia de Rubem Braga; Year 6 e 7, Barroco no Brasil e as turmas do SK, a verdadeira história dos Três Porquinhos.
“Poder inserir as crianças em um mundo tão incrível quanto esse da literatura é maravilhoso. Conseguimos unir diversas matérias, como: português, artes e música em prol da disseminação da cultura”, conta a professora de arte Pâmela França Brito.
E realmente foi um mix cultural. As turmas do year 1 e 2 estudaram sobre o Folclore Brasileiro e o escritor Monteiro Lobato , analisando a obra “O sítio do Pica Pau Amarelo” e a cantiga “A linda Rosa Juvenil”. “Com o Year 3, trabalhamos o livro “Classificados Poéticos” de Roseana Murray, bem como sua biografia. Os alunos, inspirados nos poemas da autora, produziram poeminhas autorais, onde puderam viajar no mundo da poesia deixando aflorar toda a imaginação”, completa a professora.
As turmas do Year 4 e 5 fizeram uma imersão na biografia e principais obras de Rubem Braga. Já o Year 4, estudou a obra “O menino e o Tuim”, onde puderam conhecer toda a história do menino e do pássaro. “O Year 5 estudou o livro “Histórias de Zig” de Rubem Braga, bem como, sua biografia e importância do autor para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim”, diz Pamela.
As turmas do Year 6 e 7, estudaram o Barroco no Brasil. Mas não para por aí! Eles produziram suas próprias obras inspiradas nas esculturas e, por fim, realizaram a junção das esculturas com a semana literária. “Na feira, analisamos a estrutura da Casa dos Braga, monumento histórico e artístico da nossa cidade. Após a análise, os alunos realizaram esculturas em sabão, um momento que aguçou a criatividade e trouxe muita diversão para todos”, afirma a professora.
Para completar esse compilado recheado de cultura e muita informação, tiveram apresentações de teatro, crônicas escritas pelos próprios alunos, coral, cartas dialogadas com alunos da Maple Bear Brasília e até a 9ª Sinfonia de Beethoven. “Foi um momento muito gratificante para toda a nossa equipe técnica. Poder levar a história do nosso país através de atividades que aguçam a criatividade dos alunos mostra que estamos no caminho certo na metodologia de ensino. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado e já pensando nos próximos”, finaliza a professora, Pâmela França Brito.