Moda

Especial casamento: O que está em alta do vestido à decoração

Somos fascinados pelo requinte, qualidade e inovação que os estilistas e ateliers de moda para casamentos nos oferecem há anos. Os estilistas criativos têm dado vida a coleções de máxima qualidade, e as linhas clássicas dos vestidos de noiva.

Por: Redação em 22 de maio de 2021

Somos fascinados pelo requinte, qualidade e inovação que os estilistas e ateliers de moda para casamentos nos oferecem há anos. Os estilistas e diretores criativos mais famosos têm dado vida a coleções de máxima qualidade, e as linhas clássicas dos vestidos de noiva se encontram mais atrevidas e ousadas. As cores marfim e branco puro misturam-se com vestidos coloridos, de cores pastel e vermelhos brilhantes. Parece que não há mais regras, mas na realidade as fronteiras entre as regras nupciais e o desejo de estampar a personalidade da noiva simplesmente diminuiram, principalmente no vestido de noiva.

As mangas continuam a embelezar os vestidos de noiva, tanto os mais clássicos como os mais extravagantes

 

Vestido de noiva minimalista ou super volumoso

Com desfiles minimalistas e chiques, a noiva que vimos nas passarelas de 2021 é etérea, sóbria e muito elegante. Muitos dos vestidos de noiva apresentados são simples, lisos, com ternos e calças palazzo. As passarelas do VBBFW, por exemplo, esteve repleta de vestidos esvoaçantes, saias em tecidos bem leves, babados sobrepostos, padrões geométricos. Mas calma, se você prefere algo mais chamativo, os vestidos extra volumosos, com saias dramáticas e sobre saias também estarão com tudo.

 

Flores locais, flores secas e folhagens

Agora é um fato, já não falamos de arranjos florais, falamos de design floral. Formas e cenários são criados, tudo movido pelas flores. Ousamos em paletas de cores, estilos e técnicas e por alguns anos novas texturas foram experimentadas. O que a tendência de casamentos 2021 apresente é o estilo jardim natural, selvagem, caracterizado pela presença de muita folhagem e poucas flores, requintado e perfumado (mesmo) por virem de produtores locais.

As composições rígidas com esponja floral são abandonadas e o movimento natural das flores é respeitado, arranjando-as em vasos vintage. Os arranjos serão compostos por flores frescas, flores secas e gramíneas. A harmonia desses materiais, se criados com perfeição, é espetacular. A mensagem que se passa é a escolha de algo duradouro.

 

Casamento ao ar livre, cortinas e iluminação

O casamento ao ar livre continua em alta e as alternativas para criar um ambiente envolvente são inúmeras. A partir da próxima temporada nos habituaremos a ver pérgulas cobertas de folhagens, enormes gazebos com telhados de luzes e guirlandas e, entre as novidades mais interessantes, as tendas. Respectivamente, estamos falando de casamentos em acampamentos super chic ou celebrados em um espaço ao ar livre escolhido pelos cônjuges sob lonas e tenda ultraluxuosas, iluminadas por milhões de luzes.

 

Porções individuais e mini bolos

Chegamos ao banquete. Os novos protocolos de higiene e regras de distanciamento impuseram, provavelmente a contragosto, uma nova tendência. O 2021 terá protagonistas de porções avulsas nas mesas de bufê. Nos acostumaremos a ver barcos e copos de finger foods escolhidas pelo casal. Até o bolo de casamento, que já havia passado por essa evolução, passará a ser uma porção única. Chegam os mini-bolos. Bonito de se ver e delicioso de comer.

Senso de humor… e muito!

Para quem é noivo, 2020 foi um teste de senso de humor, flexibilidade e propensão para se adaptar. Que melhor ocasião senão esta para transformar algo conturbado e angustiante em uma situação de leveza e brincadeira. No novo normal, respeitar a distância, usar máscara e álcool em gel já se tornaram parte se nossas vidas e, nos casamentos, elas serão transmitidas de forma divertida para que a celebração seja leve e o mais segura possível. Então pode esperar que o “Save the date” vire um “Sim, ainda queremos!” com um rodapé sobre manter as mãos desinfectadas.

A decoração das mesas

É chamado de Table Styling e agora as noivas não podem mais viver sem ele. Quando falamos de escolher um design, de criar uma cenografia, de um design floral, falamos também de table art. É um aspecto do cenário que não pode ser deixado de lado, pois diz respeito à escolha dos pratos, talheres, copos e como estes se tornam elementos únicos na composição da mesa. O styling das mesas segue o estilo e as cores do casamento e por isso, na maioria das vezes, quebra os códigos clássicos das toalhas de mesa em marfim e dos talheres de prata. Ousamos com cores, com metais, com cartões de lugar, com velas muito finas, com toalhas de mesa vichy e cadeiras de rattan.

Cores que rompem padrões

Total White, tons de rosa e tons pastéis… eles sempre funcionaram, mas e se você quiser ser mais ousado? A moda vai provar que você tem razão, porque “color is the new black”. Diferentes uniões de cores para se apaixonar estarão presentes na decoração das mesas, nos acessórios, flores e artigos de papelaria.

O amarelo
Uma cor que surgiu timidamente há alguns anos e em 2021 vai nos deixar sem palavras é o amarelo. Quer esteja presente nos pequenos detalhes ou substituindo a luz solar, esta cor esplêndida vai trazer energia, boas vibrações e requinte nos casamentos dos mais corajosos. Ficará perfeito quando combinado com uma paleta bastante neutra ou principalmente branca e combinado com velas e linho.

 

Fotografias e músicas mais autênticas

Entre as tendências de casamento esta uma mistura de elegância e modernidade na música, que terá mais que nunca um objetivo de colocar todos para dançar. Até as fotos ficam mais íntimas. Momentos de compartilhamento são capturados, poucos, mas intensos. As fotos do grupo nas escadas são pré-históricas, os álbuns tradicionais vão desaparecer, no lugar haverá fotos aéreas, selfies e momentos espontâneos a serem capturados.