Ambiente

Peperômia: o que você precisa saber sobre as plantas deste gênero

A mais popular delas é a peperômia filodendro, com folha em formato de coração e bordas esbranquiçadas, por isso, sendo também chamada de peperômia variegata. Esta planta vem sendo usada na decoração em jardins verticais ou como espécie pendente em jardineiras altas.

Por: Redação em 13 de outubro de 2020

 

Nativas das Américas, a peperômia é um gênero de plantas com folhas pequenas e, em sua maioria, arredondadas. Muitas espécies que pertencem a este gênero podem ser encontradas em floras, gardens ou lojas de plantas e, apesar da variedade de tons de verde e as texturas de suas folhas, elas todas possuem algo em comum: são fáceis de cuidar.

A mais popular delas é a peperômia filodendro, com folha em formato de coração e bordas esbranquiçadas, por isso, sendo também chamada de peperômia variegata. Esta planta vem sendo usada na decoração em jardins verticais ou como espécie pendente em jardineiras altas, já que cresce e exibe uma “cabeleira” de até um metro de comprimento.

Como cuidar
Estas são plantas de meia-sombra, ou seja, o ideal é posicioná-las em ambientes com luz difusa com boa circulação de ar. Mas vale ficar atento: elas não podem ficar expostas ao sol diretamente porque as suas folhas podem queimar. Opte por deixá-las ao sol apenas no começo da manhã ou no fim da tarde (quando a luz solar é mais amena).

Uma dica importante para qualquer um que está começando a cuidar de plantas é aguçar o seu olhar, entender os sinais que a planta nos dá. É importante olhar bem o local, entender a luminosidade, a umidade, o tipo de vaso. As dicas devem ser encaradas como parâmetros e não regras.

Apesar de possuir uma folha mais gordinha e armazenar água, a peperômia precisa de um solo um pouco úmido para crescer bem e ficar exuberante. O mais indicado, antes de regar, é fazer o teste do dedinho. Enfie o dedo na terra para checar se está seca ou úmida. Durante a rega, não deixe o vaso encharcar, garanta que o substrato esteja bem drenado já que o excesso de água pode propiciar o desenvolvimento de fungos e até o apodrecimento da raiz.

Como fazer mudas
A peperômia filodendro é uma espécie que se reproduz por estacas. Isso significa que, para criar uma nova muda, basta soltar um dos ramos da espécie (ele deve sair facilmente) e plantá-lo em um novo substrato. Rege regularmente para a muda vingar.

Como adubar
É fundamental adubar as plantas em vasos já que esta é a maneira de fornecer nutrientes para elas, que estão isoladas do solo. Mas excesso de adubo também pode prejudicar. No geral, as pessoas tendem a exagerar na adubação, é importante ir com calma. No caso da peperômia, a adubação pode ser feita mensalmente para que elas cresçam mais saudáveis com mais espaços entre uma folha e outra.