Cidades

Pintura artística em escadaria homenageia escritores cachoeirenses

A revitalização da escadaria foi coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). As melhorias na estrutura incluíram reparos na alvenaria, na iluminação e na calçada de acesso, além de serviços de paisagismo e jardinagem.

Por: Redação em 12 de agosto de 2020

Três ilustres escritores nascidos em Cachoeiro foram homenageados na intervenção artística que integra as ações de revitalização realizadas, pela Prefeitura, na escadaria Maria Bonadiman Taddei, localizada no bairro Gilberto Machado.

Depois de passar por serviços de manutenção, a estrutura, que liga a rua Padre Franco à avenida Francisco Lacerda de Aguiar, ganhou desenhos alusivos a textos de autoria de Marly de Oliveira (1935-2007) e dos irmãos Newton (1911-1962) e Rubem Braga (1913-1990).

Estampam a parte baixa da escadaria elementos que remetem a crônicas de Rubem, como “O menino e o tuim”, “Um pé de milho”, “Os sons de antigamente” e “A borboleta amarela”.

Mais acima, as ilustrações aludem a trechos de poemas de Newton Braga, como “Namorados”, “Na noite morta” e “Velha canoa”.

Na parte superior, a homenageada é a poeta Marly de Oliveira, com desenhos que fazem referência aos poemas “Suave Pantera”, “Parecia um pássaro” e “Epigrama”. As pinturas são assinadas por artistas visuais da cidade, capitaneados por Lucas Menon.

 

A revitalização da escadaria foi coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). As melhorias na estrutura incluíram reparos na alvenaria, na iluminação e na calçada de acesso, além de serviços de paisagismo e jardinagem.

“Além de zelar pela conservação das escadarias da cidade, que são fundamentais para a mobilidade de muitos moradores de Cachoeiro, temos buscado ressignificá-las por meio da mudança visual e da arte, prestando homenagens a personagens importantes para a história local”, frisa o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Outras intervenções

Outras duas escadarias recém-revitalizadas receberam intervenções artísticas em homenagem a personalidades.

No bairro Maria Ortiz, na estrutura que liga as ruas Brício Mesquita e Antônio Guido, foi pintada uma representação da heroína capixaba que dá nome ao bairro.

Já no bairro Ibitiquara, na escadaria Madre Gertrudes de São José, que liga a Linha Vermelha à rua Teotônio Souto Machado, a pintura homenageia a própria madre.