Cidades

Prefeitura alerta sobre continuidade das medidas de combate à Covid-19

Cachoeiro está classificado como grau de risco baixo para a pandemia, e o número de infectados está decrescendo. Ainda assim, há mais de 100 casos ativos da doença no município, de acordo com o Portal Covid-19 Cachoeiro, e os números no Espírito Santo como um todo voltaram a subir.

Por: Redação em 30 de outubro de 2020

A população de Cachoeiro de Itapemirim precisa manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus no município. O alerta é do Sistema de Comando Operacional (SCO) da Prefeitura de Cachoeiro para combate à Covid-19.

Atualmente, Cachoeiro está classificado como grau de risco baixo para a pandemia, e o número de infectados está decrescendo. Ainda assim, há mais de 100 casos ativos da doença no município, de acordo com o Portal Covid-19 Cachoeiro (cachoeiro.es.gov.br/covid19), e os números no Espírito Santo como um todo voltaram a subir.

Vários países da Europa já estão vivenciando a chamada segunda onda da Covid-19, com aumento abrupto de casos após um período de forte queda. Também há previsão de que o Brasil vivencie situação parecida, e alguns estados começaram a enfrentar, novamente, problemas mais sérios relacionados à saúde pública.

Por isso, é importante que os moradores de Cachoeiro continuem se cuidando, mantendo distanciamento social, higienizando as mãos e usando máscara sempre que sair de casa.

Feriado de Finados

No feriado do Dia de Finados, que acontece nesta segunda-feira (2), a recomendação é para que as pessoas evitem viajar ou fazer aglomerações. Se possível, também é indicado que se evite a tradicional visita aos cemitérios neste ano.

Para os que desejam fazer a visitação, é preciso seguir as regras estabelecidas pela prefeitura, que incluem: proibição de permanência de quem não estiver usando máscara nos cemitérios; distanciamento entre as pessoas de, pelo menos, 1,5 metro; e higienização constante das mãos com álcool em gel ou álcool 70%, sendo que cada visitante ficará responsável por levar o produto para uso pessoal. Recomenda-se que idosos e pessoas com comorbidades façam a visitação, preferencialmente, das 7h às 10h.

O prazo para benfeitorias nos cemitérios, seja pintura, obra nova, reforma ou adequação em túmulos, se encerrou quarta-feira (28). Limpeza de túmulos somente poderá ser feita até este sábado (31). Barracas para comercialização de produtos nas imediações dos cemitérios, caso instaladas entre sábado (31) e a próxima segunda-feira (2), deverão manter distanciamento de 1,5 metro entre si.