Cidades

Projeto oferece oficinas gratuitas de iluminação cênica e dança contemporânea em Vila Velha

A oficina de iluminação “A luz que dança”, ministrada por Oliveira Azul, é indicada para artistas, técnicos, iluminadores e eletricistas do audiovisual, além de pessoas interessadas pela arte em geral

Por: Redação em 4 de setembro de 2023

Na terça-feira (05) e na quarta-feira (06), serão ministradas oficinas gratuitas de iluminação cênica e de dança contemporânea, na Estação Cidadania, em Ilha das Flores, Vila Velha. As atividades formativas são contrapartida do projeto de pesquisa, desenvolvimento, criação e apresentações do espetáculo “Mariposa em chamas”.

A oficina de iluminação “A luz que dança”, ministrada por Oliveira Azul, é indicada para artistas, técnicos, iluminadores e eletricistas do audiovisual, além de pessoas interessadas pela arte em geral. A iniciativa se apresenta como uma oportunidade de se iniciar no universo da iluminação e se desenvolver ainda mais no campo das artes cênicas.

Destinada a um público jovem e adulto, a partir dos 16 anos, a oficina aborda os seguintes temas: história da iluminação cênica; reconhecimento de tipos de palcos; conhecimento de equipamentos como refletores, consoles, dimmers e cabos, entre outros, bem como suas diferenças e funções; possíveis aplicações com os equipamentos; e demonstração dos equipamentos e operação de uma cena.

Por sua vez, a oficina de dança contemporânea “Gestos em movimento”, conduzida pela bailarina paulistana Thainá Souza, é construída a partir de exercícios de aquecimento, fortalecimento, improvisação e criação em dança contemporânea a partir da pesquisa e do levantamento de gestos que os participantes identifiquem como recorrentes em suas vivências cotidianas.

Após essa primeira atividade, a oficina terá sequência com um momento de se “brincar” com a composição em tempo real, junto com a iluminadora Oliveira Azul, vivenciando a experiência de estar em cena. O público-alvo abrange jovens e adultos, a partir dos 16 anos, que tenham alguma experiência com artes do corpo.

As inscrições podem ser feitas neste link.

 

As oficineiras

Capixaba, Oliveira Azul divide-se entre Vila Velha e São Paulo, onde é formada pela SP Escolha de Teatro. Desde 2012, atua na área, tendo iluminado espetáculos de teatro, dança, musicais, videoclipes e shows. Atualmente, colabora com diversos artistas, entre os quais destacam-se Jaloo, Jota Pê, Karol Conká e Tuyo.

 

Moradora da Zona Leste da cidade de São Paulo, Thainá Souza é bailarina contemporânea, formada em dança pelo Núcleo Luz Ciclo II e pela Etec de Artes. Ao longo de seus 10 anos de carreira passou por diversos grupos importantes para a cena contemporânea independente de São Paulo. Atualmente, integra o elenco da Dentre Nós Cia de Dança e do Coletivo Calcâneos. Também atua como diretora artística, criadora e intérprete no Próximo Coletivo de Dança e no espetáculo “Mariposa em chamas”.

 

O projeto

O espetáculo “Mariposa em chamas” tem como referencial criativo a mariposa-bruxa e suas simbologias. Reunidas em um intercâmbio cultural que une as cidades de Vila Velha e São Paulo a partir das linguagens da iluminação e da dança, as artistas constroem juntas um espetáculo pautado na relação de equilíbrio e harmonia entre luz e movimento cênicos, propiciando ao público uma experiência de imersão.

Em sua concepção, o espetáculo toma como referência as sensações de observação excessiva, de perseguição, alteração do ambiente natural, as modificações corporais influenciadas pelo ambiente a partir da ação de seguir a luz (ou ser guiada por ela), a fim de investigar e descobrir que corpo é esse que se metamorfoseia de acordo com tudo aquilo que lhe é externo.

A obra perpassa por universos distintos. A cada migração, o corpo – mergulhado nessa jornada – sofre alterações em sua composição, alterando sua forma de existir e de se relacionar com o entorno. O ambiente ora se comprime, ora se expande. O corpo ora desbrava o espaço, ora se depara com espaços completamente devastados. A cada pisada, a cada passagem do sol, a cada folha caída, a cada asa queimada, o mundo se desfaz e se reconstrói.

Com duração de 50 minutos e classificação indicativa livre, o espetáculo “Mariposa em chamas” terá três apresentações gratuitas e com horários flexíveis, em Vila Velha, a fim de melhor se adaptar à programação cultural da cidade e atender a um público amplo.

Contemplado pelo edital de seleção de projetos culturais de dança, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Vila Velha, o projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Município de Vila Velha e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) – a partir do programa de coinvestimento Fundo a Fundo da Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Serviço:

 

Espetáculo “Mariposa em chamas”

Direção artística e interpretação: Thainá Souza (SP)

Direção criativa e iluminação: Oliveira Azul (ES)

 

Quando: 05/09 (terça-feira) e 06/09 (quarta-feira)

Horário: às 9h50 e às 13h30 (terça-feira); às 9h (quarta-feira)

Local: Estação Cidadania, Ilha das Flores, Vila Velha

Entrada gratuita

Classificação livre

 

Oficina de iluminação “A luz que dança”

Com Oliveira Azul

25 vagas

 

05/09 (terça-feira)

Das 8h às 9h50

 

06/09 (quarta-feira)

Das 10h20 às 12h20

Das 13h30 às 15h30

 

Oficina de dança contemporânea “Gestos em Movimento”

Com Thainá Souza

25 vagas

 

05/09 (terça-feira)

Das 11h às 13h

 

06/09 (quarta-feira)

Das 10h20 às 12h20

Das 13h às 15h30

 

Local: Estação Cidadania, Ilha das Flores, Vila Velha

Mais informações: (27) 98844-4788 ou mariposaemchamas2023@gmail.com