Estabelecimentos comerciais devem continuar limitando o número de clientes dentro do ambiente, além de oferecer opções de higienização, como álcool em gel, e afixar cartazes na porta informando sobre as medidas restritivas.
Cachoeiro de Itapemirim retornou, no último sábado (18), ao grau de risco “moderado” para Covid-19, o que permite o afrouxamento de algumas das medidas restritivas. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta para a necessidade de manter as ações de prevenção.
Os moradores só devem sair de casa quando, realmente, necessário. Caso haja necessidade de deixar a residência, o uso da máscara é obrigatório. É importante, ainda, fazer a higienização das mãos, sempre que possível, e manter distanciamento mínimo de outras pessoas.
Estabelecimentos comerciais devem continuar limitando o número de clientes dentro do ambiente, além de oferecer opções de higienização, como álcool em gel, e afixar cartazes na porta informando sobre as medidas restritivas implementadas.
Se apresentar sintomas de Covid-19, entre em contato com a Ouvidoria do SUS e, se precisar de atendimento, busque, primeiramente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É fundamental manter o isolamento social – quem estiver infectado ou com suspeita da doença e abandonar o isolamento estará sujeito a responder penalmente pelo ato.
“Voltar para o grau de risco ‘moderado’ é uma conquista importante, mas ainda estamos longe de uma situação normal do ponto de vista epidemiológico. Por isso, é fundamental que a população continue adotando todas as medidas preventivas”, reforça a secretária municipal de saúde, Luciara Botelho.
“Cachoeiro, infelizmente, continua como um dos municípios capixabas com pior índice de isolamento social. Por isso, mais do que nunca, é preciso que a população tome consciência de suas responsabilidades. Do contrário, todo esforço que fizemos até aqui poderá não surtir o efeito desejado e a crise se prolongará ainda mais”, completa o prefeito Victor Coelho.