Saúde
Sicoob Sul realiza mais uma edição do Projeto Prevenir
Abrangendo os estados Espírito Santo e Rio de Janeiro o projeto é dividido em 3 etapas, a edição deste ano contou com mais de 1.500 mulheres inscritas na primeira fase.
Por: Redação em 4 de dezembro de 2024
O Projeto Prevenir completa 12 anos em 2024 promovendo a instrução, prevenção, detecção precoce e tratamento de câncer de mama, com exames e consultas custeados pela cooperativa até o diagnóstico final. Abrangendo os estados Espírito Santo e Rio de Janeiro o projeto é dividido em 3 etapas, a edição deste ano contou com mais de 1.500 mulheres inscritas na primeira fase.
Desse total, atendendo aos critérios do Ministério da Saúde, foram selecionadas 700 mulheres do estado do Rio de Janeiro e 800 no Espirito Santo para a 2ª fase que consiste na realização dos exames de mamografia e exames complementares. Em Cachoeiro, a 3ª fase foi realizada no dia 22 de novembro, no Hospital Evangélico, onde as 130 mulheres que apresentaram alguma alteração nos exames passaram por consulta médica e avaliada a necessidade de novos exames e quais os procedimentos deverão ser adotados.
A paciente Eliziane Severo Salucci, disse que sempre faz a prevenção. “Todo ano eu faço a mamografia, porque o câncer quando mais cedo descoberto tem cura. As mulheres precisam se cuidar, se prevenir”.
“É um projeto de sucesso que realizamos, estamos no cominho certo ajudando muitas mulheres nas comunidades da nossa área de atuação”, ressaltou Rubens Moreira, presidente do Sicoob Sul.
Ediene Messias, diretora operacional do Sicoob Sul e coordenadora do projeto, ressaltou como essa ação da cooperativa cumpre um importante papel social com a comunidade. “É um projeto completo, realizado com agilidade, fundamental para a detecção precoce e o tratamento adequado, quando necessário.”
Para a médica oncologista, Sabina Aleixo, é um projeto que realmente faz a diferença na vida das mulheres. “O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres e o projeto vai além de só oferecer mamografias. É importante detectarmos precocemente os casos e a avaliação com especialistas caso o exame tenha alguma alteração, complementamos com exames e diagnósticos, caso seja necessário e o início imediato do tratamento”, destacou Sabina.