Saúde
Um mês de funcionamento UTI Hospital Litoral Sul
Um mês desde a inauguração de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Litoral Sul, Unidade Administrada pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) celebra o sucesso do serviço, referência em tratamento de covid-19
Por: Redação em 4 de julho de 2020
Foram 10 anos até que o local ficasse pronto para utilização com um investimento total de R$ 6.470.000,00 entre recursos das prefeituras de Itapemirim, Presidente Kennedy e Marataízes, além das verbas provenientes de emendas de autoria da Deputada Federal Norma Ayub e do senador Ricardo Ferraço.
Hoje, não somente a comunidade local, que tanto almejou essa obra, mas também a população sul capixaba pode usufruir desta UTI, que é uma das cinco da região. “Nossa rotatividade de pacientes é grande e felizmente é devido à cura dos mesmos”, celebra o coordenador das UTI’s, o médico intensivista Marlus Thompson.
O primeiro caso foi registrado em 23 de maio e desde então quase 60 pessoas já passaram pela UTI do Hospital Litoral Sul. A grande maioria foi curada do coronavírus e voltou para casa. A unidade tem registrado cerca de três a cinco altas por dia e recebe pacientes de todos os municípios do Espírito Santo. A capacidade total da unidade é de 20 leitos.
Sonho Realizado
A UTI do Hospital Litoral Sul, em Itapemirim foi inaugurada em 7 de abril de 2020 tornando realidade um sonho antigo da população da região, que estava, a partir daquele momento, contando com uma Unidade Hospitalar completa, oferecendo não somente um atendimento emergencial com o auxílio moderno de um centro de Diagnóstico por Imagem, laboratório próprio instalado para melhorar a qualidade dos exames de análises clínicas, como também, agora, como uma UTI, completa, nova e com ampla estrutura para suprir as necessidades da comunidade.
“Essa obra é a mais importante já realizada na área da saúde dentro da região litoral Sul uma vez que significa o primeiro grande passo que o Hospital está dando em direção a se tornar referência em atendimento médico e hospitalar, com grande capacidade de resolução dos serviços na área”, ressalta o superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros Junior.