Entrevista

“Uma mulher com desejo de mudança na nossa política fará toda a diferença”

Única representante mulher do Legislativo cachoeirense, Renata acredita que é capaz de governar Cachoeiro de Itapemirim e melhorar a vida da população com perspectiva feminina.

Por: Redação em 28 de setembro de 2020

 

A Revista Leia inicia a sua participação no período eleitoral com uma série de entrevistas com os pré-candidatos e as pré-candidatas a prefeito e prefeita de Cachoeiro de Itapemirim. Abrindo essa rodada de conversa, a vereadora, pré-candidata Renata Fiório (PSD) apresenta suas motivações para estar na política e o como pensa a cidade, ao lado do seu vice, o engenheiro Astor Dilem Júnior.

Única mulher na Câmara Municipal de Vereadores, Renata acredita que levar a perspectiva feminina para a administração pública pode ser transformador e quer aliar a sua experiência em gestão na iniciativa privada com o aprendizado que acumulou nos quatro anos como vereadora.

Porque você quer ser prefeita de Cachoeiro?
Me colocar à disposição do município foi uma decisão tomada somando os resultados de todos os anos trabalhados a favor da cidade. Foi a somatória de ideias e pessoas que assim como eu, desejam uma nova gestão. É isso que me motiva a querer vencer nas urnas e ser a primeira mulher a chefiar o Executivo de Cachoeiro.

Quem estará na sua chapa como vice-prefeito?
Nosso vice é Astor Dilem Junior. Foi com muita alegria que recebemos a resposta positiva dele, juntamente com o apoio de toda família Dilem nessa caminhada. Unir forças com quem traz a política de berço é algo que me enche de energia e me dá segurança.

 

 

Quais são suas principais bandeiras?
Sem dúvidas uma cidade acessível, onde todos tenham alcance a saúde, educação, segurança e um ambiente propício para negócios. Nossa meta é garantir oportunidade de crescimento, renda – e principalmente – qualidade de vida para nossos moradores.

Qual é o modelo de gestão ideal para um Cachoeiro pós-pandemia?
Cachoeiro precisa de uma gestão inovadora. Criar ambientes para negócios é importante, é fazer com que empresas de fora enxerguem nosso município como um campo de crescimento. Precisamos pensar, também, no empreendedor local. Facilitando a abertura de novos negócios. E adequar as diretrizes para o ‘novo normal’. É preciso pensar em um modelo de gestão eficaz e humana, que valorize cada servidor e utilize todo recurso tecnológico disponível a favor do município.

Na sua opinião, qual são os diferenciais da mulher na posição de liderança de uma cidade?
Ser mulher na política – um ambiente majoritariamente masculino – é um ato de bravura. Mas é preciso coragem para mudar. E isso, toda mãe, esposa e empreendedora tem de sobra. Pesquisas apontam que a perspectiva feminina pode transformar uma administração de forma positiva.

Nas cidades que têm prefeitas, a corrupção diminuiu em até 35%, e a mortalidade infantil, também despencou. As prefeituras comandadas por mulheres atraem 60% a mais em recursos do Governo Federal. Precisamos urgentemente de um olhar atento e zeloso, capaz de devolver para Cachoeiro o cuidado que ele tanto merece. Me coloco à disposição da população cachoeirense porque acredito que uma mulher com desejo de mudança na nossa política fará toda a diferença.

 

Sobre Renata

Renata Fiório foi a nona vereadora mais votada nas Eleições Municipais de 2016, eleita com 1.247 votos. Nascida em Cachoeiro e criada no bairro Independência, formou-se em Direito, Gestão de Negócios Imobiliários e Estudos de Política e Estratégia. É mãe, esposa, cristã, empresária e defensora dos direitos das mulheres e da renovação política.