Turismo

Venda Nova do Imigrante recebe a RuralTurES 2021 em novembro

Estão previstos 50 estandes com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas-show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações, seguindo as normas sanitárias necessárias para realização de eventos.

Por: Redação em 2 de novembro de 2021

 

Acontece entre os dias 25 e 28 de novembro, em Venda Nova do Imigrante, a Feira Estadual de Turismo Rural (RuralTurES 2021). O lançamento oficial do evento ocorreu, nesta sexta-feira (29), no município. O tema deste ano é o “Turismo de Experiências”. Estão previstos 50 estandes com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas-show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações, seguindo as normas sanitárias necessárias para realização de eventos. A RuralTurES será realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante.

A Secretaria de Turismo (Setur) é correalizadora do evento, que tem por objetivo divulgar as inúmeras opções de turismo rural disponíveis no Estado. “Vamos reunir nosso potencial no que se refere ao turismo rural em um só espaço, divulgando roteiros, delícias gastronômicas, cidades e empreendimentos estimulando capixabas e turistas a prestigiarem nossa gente conhecendo e vivenciado o agroturismo capixaba”, enfatiza a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Em 2019, o Espírito Santo sediou a edição nacional do evento e, agora, realiza a edição capixaba. Segundo o diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Leandro Carnielli, a RuralturES foi criada para mostrar todo o potencial cultural e de infraestrutura da região tradicionalmente conhecida pela prática do agroturismo e também oportunizar a participação dos pequenos produtores neste mercado.

“Este é um momento muito importante para as montanhas capixabas com nossos grandes parceiros e para mostrar que a região tem estrutura hoje para quem quer investir no próprio turismo ou, principalmente, aproveitar nossas belezas e acomodações. A Feira vai mostrar uma visão maior de tudo o que podemos oferecer, não somente no turismo, como também a prestação de serviços de qualidade na educação, na saúde, além de ser a oportunidade para o pequeno produtor ingressar neste mercado”, destaca Carnielli.

Sensações

Dentro do tema “Turismo de Experiências”, a RuralturES promete ainda um mundo de sensações com duas áreas de destaque nas montanhas capixabas: cafés especiais e cervejas artesanais. Cafeterias e cervejarias locais terão espaço na Feira para quem quiser degustar e conhecer o processo de produção das bebidas.

Segundo os organizadores, a ideia é fortalecer a criação de roteiros com a participação de propriedades produtoras de café e cervejarias que já fomentam negócios numa rota informal. Em maio deste ano, os Cafés das Montanhas do Espírito Santo conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Capacitação

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), o local contará com dez cervejarias e a mesma quantidade de empreendimentos ligados a cafés especiais que já recebem turistas na região. O grupo, que é composto por empreendedores de Afonso Cláudio, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, está participando de uma consultoria em Turismo de Experiência.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae-ES, Christina Haddad Vieira, o espaço RuralTurES será o primeiro desafio desses empreendedores na oferta de um serviço formatado como turismo de experiência.  “Foi feito um diagnóstico sobre cada empreendimento para saber o que precisa ser melhorado para transformar o produto em experiência turística. A ideia é que os empreendedores estejam alinhados com a proposta da experiência, e não só oferecer um bom café ou uma boa cerveja ao turista, mas algo mais consistente e orientado”, afirma.

Após a Feira, a segunda missão dos participantes do programa de consultoria será a criação de um roteiro de cervejarias artesanais e cafés especiais.

A RuralTurES é uma realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

 

SERVIÇO:

RuralturES 2021
Quando: de 25 a 28 de novembro
Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante Informações:  www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br