Comportamento

6 dicas para ter um guarda-roupa inteligente e mais sustentável

O  exercício de comprar menos roupa ajuda a descobrir o seu próprio estilo. Por isso nós sempre dizemos que vale muito mais ter menos peças, com as quais você se identifica, do que um monte de roupa que você não usa por nada.

Por: Redação em 12 de agosto de 2020

O estilo nada tem a ver com a quantidade de peças que você tem no armário. O  exercício de comprar menos roupa ajuda a descobrir o seu próprio estilo. Por isso nós sempre dizemos que vale muito mais ter menos peças, com as quais você se identifica, do que um monte de roupa que você não usa por nada.

A verdade é que existem algumas dicas que você pode adotar para ter um guarda-roupa inteligente, funcional e com peças versáteis. A máxima “menos é mais” é uma delas, você já percebeu, né?

Vamos lá!

1. REPITA ROUPA

Quando Meghan Markle entrou para a realeza, só se falava em sua “coragem” de repetir roupa. Gente, é uma atitude normal, ainda mais se você tiver peças que gosta e usa bastante. Repetindo você percebe a quantidade de combinações diferentes é possível fazer com aquele item e, consequentemente, ampliar as possibilidades de looks. Vale tira um dia para pensar em produções improváveis.

2. PENSE ANTES DE COMPRAR

As vezes a gente fica com vontade de comprar só por que achou o preço bom. Mas, sério, a peça tem a ver com você? Reflita antes de comprar e pergunte se ela combina com pelo menos outras quatro peças que você já tem. Além disso, sempre avalie se o tecido é bom e capaz de durar longos anos.

3. CUIDE DAS SUAS PEÇAS

Caso contrário elas não vão conseguir durar a vida toda sozinhas. Tratar suas peças com amor significa lavar do jeito correto e guardar com cuidado. Por isso, sempre confira as recomendações da etiqueta e não use produtos em excesso.

4. COMPRE DE BRECHÓ E BAZAR

Você já sabe que nós somos as maiores incentivadoras de brechós e bazares, mas é que eles são realmente ótimos para comprar peças diferentes com um preço mais baixo (e a qualidade em alta, tá?). Veja só como você consegue gastar menos por peças com modelagem exclusiva e ainda participar do movimento circular. Se você precisa de ajuda, já falamos aqui sobre dicas para comprar em brechós online.

5. CONSUMA DE MARCAS INDEPENDENTES

Quando falamos sobre prestigiar um pequeno empreendedor, estamos falando sobre valorizar uma produção justa e fazer com que a economia circule localmente, entre famílias e regiões que precisam. Além disso, é interessante que você passe a procurar marcas com responsabilidade social e ambiental, onde há pagamento justo aos funcionários e a preocupação de não gerar prejuízos ao meio ambiente.

6. DESAPEGUE

Que tal a cada três meses? É o tempo necessário para você confirmar o que não usa mais. Faça com que essas peças circulem: doando, vendendo ou trocando com as amigas. Até demos dicas de como vender roupas usadas sem sair de casa, lembra?