Paladar
Casquinha de siri
Ele consiste basicamente na carne de siri refogada com outros ingredientes e servida na própria carapaça. Sua origem é incerta e é um prato encontrado em todo o litoral do Brasil.
Por: Camila Misse em 19 de julho de 2021
A casquinha de siri é um prato tradicional da cozinha brasileira muito popular em regiões litorâneas. Ele consiste basicamente na carne de siri refogada com outros ingredientes e servida na própria carapaça. Sua origem é incerta e é um prato encontrado em todo o litoral do Brasil. Perfeita para compor o almoço do fim de semana ou para fazer bonito naquela ocasião especial, esse fruto do mar é sempre um acerto.
Ingredientes
– 500 g de carne de siri
– 3 fatias de pão de fôrma (sem a casca)
– ½ xícara (chá) de leite
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 colher (chá) de azeite de dendê
– ½ cebola picada
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– 1 colher (chá) de extrato de tomate
– 1 colher (sopa) de conhaque
– 2 gemas
– 1 gema para pincelar
– Farinha de rosca para polvilhar
– Sal e pimenta-do-reino
moída na hora a gosto
– 6 casquinhas de siri
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta). Numa tigela, coloque o leite e os pães. Reserve. Lave bem a carne de siri sob água corrente e transfira para um escorredor. Reserve. Numa panela média, coloque o azeite de oliva e o azeite de dendê e leve ao fogo médio. Quando esquentar, adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente a carne de siri bem escorrida, a salsinha, o extrato de tomate, o conhaque, as 2 gemas e o preparado com o pão. Tempere com sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo por mais 2 minutos. Coloque a mistura de siri nas casquinhas ou em tigelas individuais, pincele com a gema e polvilhe com a farinha de rosca. Numa assadeira, disponha as casquinhas. Leve ao forno preaquecido e deixe dourar por cerca de 15 minutos. Sirva