Paladar
Moqueca de peixe com camarão
Logo, houve uma mistura entre as tradições nativas e a dos europeus e os peixes tropicais passaram a ser utilizados no preparo dos guisados, dando origem à moqueca. Quem não ama?
Por: Camila Misse em 23 de agosto de 2022
A partir da colonização portuguesa, a tradição dos “cozidos” europeus chegou ao Brasil. Logo, houve uma mistura entre as tradições nativas e a dos europeus e os peixes tropicais passaram a ser utilizados no preparo dos guisados, dando origem à moqueca. Quem não ama?
Ingredientes
1 ½ kg de badejo cortado em postas; 500 g de camarão; 3 tomates; 3 cebolas; 1 maço de coentro; ½ maço de cebolinha; 2 dentes de alho picados; 3 colheres (sopa) de azeite; 30 ml de tintura de urucum; caldo de 2 limões; sal a gosto
Modo de preparo
Coloque as postas de peixe num recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Faça o mesmo com o camarão. Enquanto prepara os outros ingredientes, deixe o peixe marinando na geladeira. Com uma faca afiada, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Pique as metades em pedaços pequenos. Descasque as cebolas e corte cada uma delas ao meio. Em seguida, apóie cada metade numa tábua e corte em cubos. Lave as folhas de coentro, de cebolinha sob água corrente e seque bem. Pique as ervas. Leve uma panela grande ao fogo baixo e acrescente o azeite e o óleo de urucum e deixe aquecer. Em seguida, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Com uma escumadeira, retire metade da cebola e reserve. Adicione metade do tomate picado e mexa bem com uma colher de pau. Em seguida, coloque as postas de peixe sobre a cebola e o tomate. Cubra as postas com a cebola reservada e o tomate restante. Acrescente o coentro e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 5 minutos e acrescente o camarão, deixe mais 5 minutos, sem mexer. Verifique os temperos e se o peixe está cozido.