Saúde

A Catarata pode não estar tão longe quanto se imagina

Embora muitos acreditem que a catarata seja uma doença que só acontece em pessoas com idade bem avançada, é comum encontrar sinais iniciais em pessoas mais jovens e que merecem atenção.

Por: Leonardo Oliveira em 15 de junho de 2020

As restrições que vivemos hoje nos impedindo de trabalhar, viajar, encontrar com nossos amigos, enfim, desfrutar plenamente da nossa vida e do nosso dia-a-dia, nos dão uma idéia de como uma vida com restrições é incômoda. No entanto, essa é a realidade diária das pessoas que tem catarata.

Embora muitos acreditem que a catarata seja uma doença que só acontece em pessoas com idade bem avançada, perto dos 70 anos, mesmo por volta dos 60 já é relativamente comum encontrar sinais iniciais e que merecem uma atenção mais próxima.

Trata-se de um problema silencioso no começo no qual a pessoa pode não perceber os sintomas, mas com o passar do tempo há uma progressão da doença e uma piora da visão, dificultando as atividades do dia a dia e alterando a qualidade de vida.

As primeiras mudanças percebidas são a dificuldade visual, o aparecimento de uma névoa e a visão embaçada. Em seguida, a leitura vai ficando mais difícil, há dificuldade para dirigir e ver objetos de longe, e a troca mais frequente do grau dos óculos.

A catarata também pode causar visão dupla, dificuldade para cumprir tarefas rotineiras e para enxergar pequenos objetos. Assim, é importante estar atento aos primeiros sinais de problema e não tentar se adaptar a essa situação, acreditando que ela seja natural por conta da idade.

A boa notícia é que o tratamento da catarata é mais simples do que pode parecer. Com avanço da tecnologia e da medicina a cirurgia da catarata é hoje um dos procedimentos mais realizados no mundo e o grau de satisfação e melhora visual é muito elevado.

Cada vez mais vemos pessoas que já trataram da catarata e hoje experimentam uma visão mais nítida, com menos necessidade do uso de óculos e com mais autonomia para suas tarefas do dia a dia além de mais segurança para dirigir, trabalhar e atividades de lazer.

Problemas como miopia, hipermetropia e também o astigmatismo que, por anos, acompanham muitas pessoas podem ser tratados na cirurgia de catarata com o implante das lentes de alta tecnologia disponíveis hoje em dia.
Perceba que mesmo que você tenha “passado da marca dos 50” e não tenha nenhuma queixa visual, mantenha seus olhos sobre vigilância e atenção.

Algumas dicas importantes para preservar uma visão de qualidade: mantenha suas consultas regulares ao oftalmologista, faça uso frequente de óculos de sol quando estiver exposto a ambientes externos, mantenha uma alimentação saudável, evite o cigarro e controle o diabetes.
Dessa forma você terá uma visão saudável e com qualidade de vida.

 

Leonardo Oliveira é médico há 16 anos, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) {Insta} @drleonardooliveira – {contato} (28) 99923-5734 {facebook} @drleonardooliveira