Saúde

Marcella Sabra traz técnica de Neurofeedback para Cachoeiro

Estudando e se atualizando sempre, a psicóloga viu no Neurofeedback uma ferramenta auxiliar para pacientes já em tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Por: Redação em 2 de maio de 2024

 

Psicóloga, especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental, especialista em neuropsicologia, Marcella Sabra, trouxe, para o Sul do Estado, a técnica de Neurofeedback, que, por meio da neuromodulação autorregulatória, melhora o funcionamento cerebral, estimulando as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades.

Estudando essa técnica desde 2019 com a neuropsicologia, ela já escreveu o capítulo de um livro sobre o tema e resolveu levar essa inovação para Cachoeiro. “O cérebro funciona por meio de descargas elétricas, é com as ondas elétricas que baseamos o treinamento. Iniciamos coletando dados importantes para a anamnese, mapeamos o cérebro com Eletroencefalograma quantitativo para avaliar o funcionamento do cérebro e elaborar um plano de treinamento individualizado”, conta a psicóloga, Marcella Sabra.

Essa técnica consiste em conectar sensores no couro cabeludo que irão captar as emissões elétricas e enviar os sinais ao software, que fará a leitura e enviará os estímulos visuais e sonoros conforme as metas previamente estabelecidas no plano de treinamento. “Os feedbacks mostram o cérebro para si, em um espelho visual ou sonoro, enquanto o paciente pode jogar, ler, assistir um vídeo ou simplesmente fechar os olhos e relaxar. Além disso, também utilizo em minhas sessões o HEG ou Hemoencefalografia, uma forma de Neurofeedback que mede as mudanças no fluxo sanguíneo e no consumo de oxigênio no cérebro”, explica Marcella.

 

 

Estudando e se atualizando sempre, a psicóloga viu no Neurofeedback uma ferramenta auxiliar para pacientes já em tratamento psicológico ou psiquiátrico. “Percebi que podia ser muito benéfico fazer a união dessas técnicas e conquistar uma melhora efetiva, tendo em vista que é uma abordagem não medicamentosa e não invasiva, obtendo a evolução sem os efeitos colaterais, tão comuns ao uso das medicações”, relata Marcella, que já faz os atendimentos com essa ferramenta há 3 anos!

O treinamento pode ser realizado em pessoas de diversas idades e para casos variados. “De crianças a idosos, todos podem fazer nas mais diversas situações, como: ansiedade, depressão, distúrbios de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dificuldade de memória, comprometimento cognitivo leve, enxaqueca, insônia, estresse, transtornos alimentares, fibromialgia, otimização da performance mental, entre outros. Com o decorrer das sessões, alguns médicos podem até ver a necessidade de reduzir as medicações, pois o paciente relata uma diminuição nos sintomas e queixas”, diz a psicóloga.

“Não há necessidade de encaminhamento médico e a quantidade de sessões é avaliada conforme a necessidade de cada paciente. Estou muito feliz e satisfeita por poder atuar com Neurofeedback no Sul do Estado. A cada dia a ciência possibilita mais inovação e tecnologia para promover o bem estar do indivíduo. É gratificante ver os resultados e auxiliar as pessoas em busca de sua melhor versão”, finaliza a psicóloga, Marcella Sabra.

 

O cérebro funciona por meio de descargas elétricas, é com as ondas elétricas que baseamos o treinamento

 

 

Instagram: @marcella.sabra
Telefone para contato: (28) 99929-7807
E-mail : Marcella.sa2@hotmail.com