Crônicas

A magia do Carnaval

O Carnaval é fantasia, é magia, é deslumbramento. É a maior festa popular brasileira, e felizmente em Marataízes estamos vivenciando a ressurreição do Carnaval, principalmente agregando as famílias de turistas e moradores numa alegria geral e irrestrita.

Por: Marilene Depes em 6 de fevereiro de 2023

O Carnaval é fantasia, é magia, é deslumbramento. É a maior festa popular brasileira, e felizmente em Marataízes estamos vivenciando a ressurreição do Carnaval, principalmente agregando as famílias de turistas e moradores numa alegria geral e irrestrita.
O que representa o Carnaval para cada um de nós? Por que uma festa popular consegue agregar multidões e mobilizar tanto o povo brasileiro? O que há de tão especial nessa festa?
Tentarei analisar por vários ângulos. Primeiro, porque o Carnaval é a oportunidade que o povo tem de externar sua alegria, sua descontração durante quatro dias, sem censura e sem códigos ou padrões que o impeça de simplesmente ser o que se é. No Carnaval liberam-se as fantasias, abrem-se mil possibilidades, pode-se ser um palhaço, um pierrô, um pirata, ser aquilo que a imaginação sugere, sem medo de ser feliz. E para quem não gosta de fantasias, basta colocar uma máscara, uma roupa mais ousada ou colorida e partir para a folia.
É a festa mais democrática que existe, nas ruas todos se divertem, independente das condições sociais de cada um. Basta um batuque ou uma bateria que o povo vai atrás
E a beleza do Carnaval é que ele simboliza uma esperança que não morre, no próximo ano tem mais. Os Carnavalescos em geral já chegam na quarta feira pensando no ano seguinte. E existe algo melhor do que se ter esperanças e fantasias? E no meio das agruras da vida ter um objetivo, que ajude a carregar os problemas de forma mais leve e descompromissada? Afinal, nem toda a alegria é para sempre, como nem todas as tristezas são infinitas. No meio disso tudo temos o Carnaval, para nos divertir e nos tirar do sério por alguns dias. É um recarregar das baterias para nos deixar abastecidos por mais um ano.
Carnaval tem história e respeita a história, basta observarmos as homenagens feitas pelas Escolas de Samba aos fatos e personagens que merecem ser destacados e surge do empenho de tantos para alegria e pela confraternização de muitos. E por amar o Carnaval e a cultura há mais de 30 anos realizo um Baile de Carnaval em Marataízes, tentando manter à tradição. Por conta da pandemia tivemos dois anos de recesso e neste ano retornamos com uma parceria que promete dar um novo impulso à nossa folia – A Revista Leia através do seu Diretor Jackson Júnior, o maior organizador de eventos do sul do Estado! Venham curtir conosco!