Comportamento

A meditação ajuda a amenizar níveis de estresse e de ansiedade

Impulsos, sensações, emoções e estados profundos tornam-se ainda mais sensíveis. No dia 21 de maio é comemorado o Dia Mundial da Meditação e, pensando nisso, conversamos com especialistas para listarem os benefícios que essa prática proporciona ao corpo e à mente.

Por: Redação em 21 de maio de 2021

 

Pensar demais. Sofrer sem ao menos ter acontecido. Se estressar com situações mínimas… Você tem ansiedade? Fica nervoso só de imaginar não conseguir concluir todos os seus compromissos e tarefas do dia? Essa é uma realidade de muitas pessoas, mas que pode ser ajustada com a prática da meditação.

Ao apostar na modalidade, você consegue decifrar os sinais do seu corpo de forma mais clara e precisa. Impulsos, sensações, emoções e estados profundos tornam-se ainda mais sensíveis. No dia 21 de maio é comemorado o Dia Mundial da Meditação e, pensando nisso, conversamos com especialistas para listarem os benefícios que essa prática proporciona ao corpo e à mente.

Segundo a Rádio-oncologista e Médica Integrativa, Dra. Cristiane Chaves, um estudo muito interessante comparou a análise cerebral por meio de eletroencefalogramas – exame que avalia a atividade elétrica do cérebro – de pessoas que meditam a longo prazo, com indivíduos que nunca meditaram. O resultado foi que nos meditadores houve diferença na ativação de regiões cerebrais mesmo em momentos em que não estavam meditando.

“Pessoas que praticam a meditação ficam mais atentos aos seus ambientes sensoriais, seja eles internos, seja externos”, explica Cristiane.

Como combater a ansiedade na meditação?

A ansiedade nasce no desejo de controlar tudo aquilo que não se pode controlar. “Quando meditamos, acessamos o lugar da compreensão e da aceitação, possibilitando a abertura do campo da paz interior”, afirma Marina Repetto, nutricionista e fundadora do ‘Comuna Marina Repetto’ – grupo que ajuda pessoas a se aprofundarem no autoconhecimento.

A nutricionista acrescenta que é preciso acessar as profundezas de nós mesmos para que se possa encontrar a calmaria, e a meditação é esse encontro profundo com o universo interno. Com a prática da modalidade, são atingidos novos níveis de consciência. Logo, são libertados sentimentos negativos e angustiantes, através do relaxamento mental e do foco no momento presente.

Benefícios

Através da prática da meditação é possível reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, melhorar o sistema imunológico e a qualidade de sono, auxiliar no combate à depressão e aumentar o nível de foco e concentração. “Essa modalidade desperta a consciência, tirando os véus de ilusão que nos impedem de conhecermos a nossa natureza: abundante, feliz e plena”, reitera Marina Rapetto.

Técnicas de meditação

Dentre tantas técnicas que existem, a respiração consciente se destaca para controle do estresse e da ansiedade. “Existem práticas de Mindfulness (atenção plena) que ensinam a não combater as emoções e sim aceitá-las e, até mesmo, conversar, aprender e dar boas-vindas a elas”, explica Cristiane.

Marina explica como fazer essa técnica: “Essa prática consiste em inspirar e expirar de maneira controlada, observando a movimentação de expansão e contração feita pelo corpo a cada ciclo de respiração. Fazer ao menos 5 minutos por dia pode trazer resultados mais duradouros e positivos”.

A nutricionista indica aos iniciantes as meditações guiadas. “Essa é uma ótima forma de começar a acessar um novo estado de consciência e se familiarizar com o campo da expansão”.

 

Fonte: A meditação ajuda a amenizar níveis de estresse e de ansiedade – Casa e Jardim | Bem Estar (globo.com)