Paladar

Afrodisíaca Salgados: A história de sucesso da maior fabricante de salgados artesanais do ES

Gilson Rosa, proprietário da Afrodisíaca Salgados, comemora 20 anos da empresa e relembra, com carinho, todos os momentos vividos por ele durante esse tempo.

Por: Redação em 7 de junho de 2021

 

De “prefeito” de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no Pará, a maior fabricante de salgados artesanais do Espírito Santo, Gilson Rosa, proprietário da Afrodisíaca Salgados, comemora 20 anos da empresa e relembra, com carinho, todos os momentos vividos por ele durante esse tempo.

Uma história marcada por desafios, conquistas e muito trabalho, que começou graças ao segredo da empada mais famosa de Cachoeiro de Itapemirim, produzida por sua grande amiga, Auta Rosa dos Anjos. “No ano 2000 enfrentei uma grande dificuldade financeira e acabei voltando para a casa dos meus pais. Sempre adorei cozinhar e, como morava em cima da padaria da Auta, nos tornamos grandes amigos e eu estava sempre em sua cozinha observando os quitutes que eram preparados. Como a empada era o carro-chefe do estabelecimento, ela produzia em grande quantidade. E, com um privilégio enorme, digo que sou a única pessoa que ela confiou em compartilhar essa receita que mudou a minha vida”, conta, emocionado, Gilson Rosa.

E foi com esse segredo culinário que Gilson encontrou uma luz no fim do túnel e se reinventou. “Comecei a fazer salgados. Mas para produzir os primeiros precisei pegar os ingredientes de forma fiada em um supermercado, além de pedir uma botija de gás emprestada para a vizinha. Saí cedo a pé e vendi toda minha produção do dia nos bairros de Cachoeiro. Com o dinheiro que conquistei, paguei o supermercado, comprei uma botija de gás e mais mantimentos para fazer as empadas que venderia no outro dia”, detalha o empresário.

 

A partir daí, ele não parou mais! Com a ajuda do amigo Gilson Dantas, eles vendiam as empadas de porta em porta e também dentro do antigo Transpop, transporte gratuito da cidade. E foi em uma dessas vendas e conversas com os seus clientes que o nome da empresa surgiu. “Estava em uma oficina mecânica e fiz uma brincadeira com os colaboradores dizendo que a empada aumentava a libido. Aí, uma das pessoas disse “é afrodisíaca!”. Gostei muito do nome e, saindo de lá, comprei quatro camisas verdes e pintei o nome de preto. Assim, teríamos o nosso uniforme de trabalho para o outro dia”, explica Gilson Rosa.

Com um nome definido, a empresa ganhou de Bozó, proprietário da Heliograf e amigo pessoal de Gilson, cartazes com o slogan: Afrodisíaca – uma nova opção de prazer. Com a marca, slogan, tempero e muito sabor, a Afrodisíaca conquistou o coração de várias pessoas e a cozinha da casa da mãe do empresário passou a não comportar a produção, que chegou a ser de 400 salgados por dia.

O sabor inconfundível foi ganhando cada vez mais o paladar dos cachoeirenses. “Passamos por duas grandes casas até chegarmos ao bairro Marbrasa, onde estamos até hoje. Com uma cozinha de 600m², também conseguimos montar nossa primeira loja”, diz o empresário, que hoje possui 2 lanchonetes.

Quem acompanhou de perto e também colaborou ativamente para todo esse sucesso foi Maria Raquel, a primeira colaboradora da empresa. Dela e de todas as pessoas que ajudaram a Afrodisíaca, Gilson nunca vai esquecer e tem uma eterna gratidão por cada um que o ajudou a construir essa história de sucesso. “Só tenho que agradecer a todos que contribuíram de alguma forma com o crescimento da Afrodisíaca. Graças a eles e ao trabalho que realizamos, fomos reconhecidos como a maior fábrica de salgados artesanais do Espírito Santo”, relata.

 

E, mesmo com o crescimento, Gilson continua preservando sua essência: a produção artesanal, mantendo a receita dos deliciosos salgados que encantam a todos que experimentam essas delícias. “Todos os nossos salgados são modelados à mão. Dessa forma, continuamos mantendo a qualidade e geramos muitos empregos”, explica o empresário.

E sua cozinha, assim como seus salgados, é recheada de pessoas! Com muitos colaboradores, comercializando dezenas de produtos por dia, a Afrodisíca abastece mais de 80 empresas que compram no atacado e está presente em todo o sul do Estado, além do leste de Minas e do norte do Rio de Janeiro. “É uma satisfação e uma realização muito grande ver tudo o que passamos e o lugar que estamos hoje. Quando uma porta se fecha, muitas pessoas desanimam e desacreditam de Deus. Para mim, Deus é a força que precisamos para mudarmos o nosso caminho”, finaliza emocionado, Gilson Rosa.

 

 

 

 

Endereço: Av. Francisco Mardegan, 588 – Marbrasa, Cachoeiro de Itapemirim – ES

Telefone: (28) 3517-8620 // (28) 99881-8136